Uma
nova fase do projeto “Escola de Todos” está sendo desenhada em Cabo Verde. No
último mês, uma missão de especialistas brasileiros visitou o país africano com
o objetivo de realizar a prospecção para uma segunda fase do projeto de
cooperação técnica na área da educação inclusiva. A nova etapa da iniciativa
permitirá a continuidade do desenvolvimento de capacidades locais para o
aprimoramento do Sistema Nacional de Sinalização de Crianças e Jovens com
Necessidades Educativas Especiais.
A
missão viabilizou o encontro entre as instituições cooperantes brasileiras e
cabo-verdianas com informações para elaboração do novo projeto de cooperação
técnica bilateral na área da educação inclusiva. A delegação brasileira foi
composta por representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do
Ministério das Relações Exteriores (MRE); e da Universidade Federal de Santa
Maria (UFSM). Já a contraparte cabo-verdiana incluiu especialistas da Direção
Nacional de Educação, do Ministério da Educação, e do Ministério da Família,
Inclusão e Desenvolvimento Social (MFIDS).
Foi
realizada uma série de encontros que permitiram à delegação brasileira colher
informações para a elaboração de uma nova fase do projeto que leve em conta as
capacidades já existentes e as necessidades daquele país quanto à educação
inclusiva. Também se procedeu a análise documental com informações sobre o
tema, mapeamento de atores, além de reuniões com as autoridades do Ministério
da Educação de Cabo Verde.
A
equipe de profissionais brasileiros visitou as unidades de educação nas quais
as ações devem ser desenvolvidas durante a parceria e participou de oficinas em
que as equipes técnicas das instituições brasileiras e cabo-verdianas puderam
discutir conjuntamente os problemas, os objetivos, assim como os resultados e
os produtos esperados para esta nova fase do projeto.
Segundo
Anna Perez, analista de projetos da ABC e responsável pela iniciativa em Cabo
Verde, “a proposta de nova fase do projeto “Escola de Todos” permitirá dar
continuidade ao desenvolvimento de capacidades dos cabo-verdianos”, disse.
“Isso vai permitir maior aprimoramento do Sistema Nacional de Sinalização de
Crianças e Jovens com Necessidades Educativas Especiais do país.”
Até
o final de julho o governo brasileiro deverá ter proposta de projeto
consolidada e aprovada para assinatura de todas as instituições parceiras da
iniciativa. In “mundo Lusíada” - Brasil
Sem comentários:
Enviar um comentário