Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 16 de junho de 2022

Cabo Verde – Cooperação técnica brasileira na área da educação inclusiva



Uma nova fase do projeto “Escola de Todos” está sendo desenhada em Cabo Verde. No último mês, uma missão de especialistas brasileiros visitou o país africano com o objetivo de realizar a prospecção para uma segunda fase do projeto de cooperação técnica na área da educação inclusiva. A nova etapa da iniciativa permitirá a continuidade do desenvolvimento de capacidades locais para o aprimoramento do Sistema Nacional de Sinalização de Crianças e Jovens com Necessidades Educativas Especiais.

A missão viabilizou o encontro entre as instituições cooperantes brasileiras e cabo-verdianas com informações para elaboração do novo projeto de cooperação técnica bilateral na área da educação inclusiva. A delegação brasileira foi composta por representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE); e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Já a contraparte cabo-verdiana incluiu especialistas da Direção Nacional de Educação, do Ministério da Educação, e do Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social (MFIDS).

Foi realizada uma série de encontros que permitiram à delegação brasileira colher informações para a elaboração de uma nova fase do projeto que leve em conta as capacidades já existentes e as necessidades daquele país quanto à educação inclusiva. Também se procedeu a análise documental com informações sobre o tema, mapeamento de atores, além de reuniões com as autoridades do Ministério da Educação de Cabo Verde.

A equipe de profissionais brasileiros visitou as unidades de educação nas quais as ações devem ser desenvolvidas durante a parceria e participou de oficinas em que as equipes técnicas das instituições brasileiras e cabo-verdianas puderam discutir conjuntamente os problemas, os objetivos, assim como os resultados e os produtos esperados para esta nova fase do projeto.

Segundo Anna Perez, analista de projetos da ABC e responsável pela iniciativa em Cabo Verde, “a proposta de nova fase do projeto “Escola de Todos” permitirá dar continuidade ao desenvolvimento de capacidades dos cabo-verdianos”, disse. “Isso vai permitir maior aprimoramento do Sistema Nacional de Sinalização de Crianças e Jovens com Necessidades Educativas Especiais do país.”

Até o final de julho o governo brasileiro deverá ter proposta de projeto consolidada e aprovada para assinatura de todas as instituições parceiras da iniciativa. In “mundo Lusíada” - Brasil

 

Sem comentários:

Enviar um comentário