Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 15 de julho de 2025

Cabo Verde - Dia da Segurança Social assinalado com conferência nacional na cidade Praia

O evento vai servir também para a entrega do prémio de Jornalismo de Proteção Social que está a cargo do ministro Elísio Freire


Sob o lema “Proteção Social em 50 Anos de Independência – Conquistas e Desafios”, realiza-se hoje, 15, no Parque Tecnológico na cidade da Praia, uma conferência alusiva ao Dia Nacional da Segurança Social. O evento, segundo um comunicado, tem como objetivo proporcionar um espaço de balanço e de partilha das perspetivas estratégicas para o futuro da proteção social no país.

A abertura da conferência, que acontece a partir das 9h00, vai ser presidida pelo ministro de Estado da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire.

Para além de comemorar e discutir estratégias para a segurança e proteção do país, a cerimónia vai contar com a entrega do prémio de Jornalismo de Proteção Social, que vai ser entregue pelo titular da pasta da Inclusão e Desenvolvimento Social.

A distinção do prémio de Jornalismo de Proteção Social tem como objetivo reconhecer os profissionais da comunicação social que, através do seu trabalho, têm contribuído para a divulgação, valorização e sensibilização da sociedade cabo-verdiana relativamente à importância do sistema de proteção social.

De acordo com a mesma nota, em Cabo Verde, o sistema de proteção social tem registado, ao longo das últimas décadas, avanços significativos, que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida da população, o alargamento da cobertura, o reforço dos mecanismos de proteção e a promoção do bem-estar coletivo.

De recordar que no ano de 2024, o país foi escolhido como pioneiro para integrar no Acelerador Global das Nações Unidas sobre o Trabalho e Proteção Social.

É de recordar também que o boletim estatístico do Sistema de Protecção Social em Cabo Verde de 2024, revelou entre os anos de 2021 e 2023, 60% da população cabo-verdiana, ou aproximadamente 307.219 pessoas, está protegida por, pelo menos, uma prestação de protecção social. Cidália Semedo – Cabo Verde in “Balai Cabo Verde”


Sem comentários:

Enviar um comentário