O reforço da qualidade do ensino da matemática constitui uma das prioridades estratégicas do Ministério da Educação. Neste âmbito, está em fase de conclusão um curso de capacitação destinado aos professores de matemática do ensino secundário.
Ao
todo, 64 professores participam nesta formação intensiva, que combina sessões
presenciais e online. A iniciativa, promovida pelo Ministério da
Educação com apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian, procura reforçar
as competências pedagógicas dos docentes e melhorar o ensino da matemática em
São Tomé e Príncipe.
“Estamos
empenhados em reforçar as competências dos professores e em introduzir
metodologias inovadoras, com o objetivo de alcançar melhores resultados no
ensino da matemática nos próximos anos”, afirmou Maider de Sousa, técnico do
Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Ensino Superior.
Isabel
Orbigo, da Associação Portuguesa de Matemática, é uma das formadoras. Destaca o
empenho dos participantes e mostra-se confiante numa melhoria significativa do
desempenho dos professores.
“Os
professores demonstram grande abertura para melhorar. Sentem a necessidade de
partilhar experiências, explorar novos manuais e documentos, e conhecer
diferentes perspetivas. Essa atitude é muito encorajadora”, destacou Isabel
Orbigo, formadora.
Iniciada
em dezembro, a formação aproxima-se da sua fase final com a realização do
Bootcamp de Matemática São Tomé e Príncipe 2025, que consolida os conhecimentos
adquiridos ao longo dos sete meses.
“Senti-me
desafiado a voltar a estudar para me manter atualizado. O intercâmbio de ideias
com os colegas e o contacto com novas técnicas vão permitir-me aperfeiçoar o
processo de ensino-aprendizagem”, sublinhou Hernâni Teixeira, professor de
Matemática.
O
curso é coordenado pela Direção-Geral do Planeamento e Inovação Educativa e
decorre no Instituto Superior de Educação, em São Tomé. José Bouças – São Tomé
e Príncipe in “Téla Nón”
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