Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

China - Grande Baía abre novas “portas” para a cooperação sino-lusófona

Com o objectivo de promover ainda mais o nível dos trabalhos de ensino e de investigação da língua portuguesa em Macau, no Interior da China e na Região da Ásia-Pacífico, desempenhar o papel de Macau como a “Plataforma de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa” e apoiar a construção em Macau a “Base de Formação de Quadros Bilingues de Chinês e Português”, o Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa da Universidade Politécnica de Macau (CPCLP-UPM) e a Academia Sino-Lusófona da Universidade de Coimbra (ASL-UC) organizaram, em conjunto, um workshop de Verão, por via online, dirigido a docentes e alunos de português, intitulado “Economias dos Países de Língua Portuguesa num contexto de globalização”, realizado no dia 29 de Julho. Tendo como foco a cooperação estratégica e no intercâmbio comercial entre a China e os Países Lusófonos, no workshop foram abordados vários assuntos relacionados com a situação presente e as perspectivas futuras do desenvolvimento económico dos Países de Língua Portuguesa, tendo o mesmo atraído a participação de mais de 100 alunos, docentes e investigadores de instituições de ensino superior de Macau, do Interior da China e dos Países Lusófonos, especialmente da área de ensino do português.

O workshop contou com apresentações do professor Joaquim Ramos de Carvalho, do Centro Internacional Português de Formação em Interpretação de Conferência da Universidade Politécnica de Macau, e do professor Rui Gama, Vice-director da Academia Sino-Lusófona da Universidade de Coimbra.

O professor Joaquim Carvalho falou sobre “Sistemas de Inovação e Cooperação Académica Sino-Lusófona na Área da Grande Baía”. A sua apresentação forneceu o contexto global da Área da Grande Baía no que toca a demografia, conectividade e dimensão económica, comparando com outras regiões e países. De seguida abordou as dimensões específicas ligadas à inovação tal como são definidas no documento “Linhas Gerais do Planeamento para o Desenvolvimento da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau”, de 2019, e explicitou o papel de Macau na estratégia de inovação regional, chamando a atenção para as oportunidades que esse papel cria para a cooperação académica entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

A apresentação do professor Rui Gama, com o título “Os Países de Língua Portuguesa num Mundo global: Relações Económicas, Conhecimento e Inovação”, abordou as transformações registadas nas últimas décadas na economia mundial, considerando diferentes escalas geográficas de análise. Numa primeira parte reflectiu sobre a emergência de um “novo” mapa mundial, procurando apresentar elementos para compreender o caracter estrutural das mudanças globais, num quadro teórico que combina as diferenças territoriais e diferentes escalas geográficas na compreensão das trajectórias de desenvolvimento. A sua análise teve em conta um conjunto de variáveis relacionadas com território, população, educação, conhecimento, inovação, emprego e economia, para enquadrar as possibilidades de cooperação e de estreitamento de relações entre a Comunidade de Países de Língua Português (CPLP) e a China. Em conclusão, torna-se claro que o desenvolvimento da economia mundial, as dinâmicas regionais e o papel específico de Macau no contexto da Área da Grande Baía abrem as portas para novos tipos de cooperação académica Sino-Lusófona, onde a inovação e o desenvolvimento económico baseado no conhecimento avançado terão um papel central. In “Universidade Politécnica de Macau” - Macau

 

Sem comentários:

Enviar um comentário