Os
apelos para 'taxar os ricos' geralmente caem em “ouvidos de mercador” - mas o
Canadá parece estar a ouvir. O país deve impor um novo 'imposto de luxo' sobre
a venda e importação de carros, aviões e barcos de alto valor.
Entrando
em vigor no próximo dia 01 de setembro de 2022, o Select Luxury Items Tax Act é
cobrado como parte do compromisso do governo do Canadá com um sistema
tributário mais justo.
A
taxa é a realização de propostas orçamentais feitas pela primeira vez no verão
passado, que agora receberam aprovação parlamentar.
Quem tem que pagar o novo imposto de luxo do Canadá?
A
nova taxa de luxo visa determinados veículos e aeronaves com preços acima de
CA$ 100000 (€ 76400) e certos barcos com preços acima de CA$ 250000 (€ 191000).
Será calculado em 10 por cento do valor total do comércio do veículo, aeronave
ou embarcação, ou 20 por cento do valor acima do limite.
O
imposto só se aplicará a veículos novos adquiridos pelos consumidores para uso
pessoal. Aplica-se retroactivamente à maioria das vendas realizadas após 01 de
janeiro de 2022.
Quais são os benefícios financeiros e ambientais da taxa
de luxo do Canadá?
O
imposto de luxo do Canadá visa tornar as coisas mais justas para os
contribuintes, garantindo que “os canadianos que podem comprar bens de luxo
contribuam um pouco mais”, de acordo com um comunicado no sítio do governo do
Canadá.
Em
maio, o Parliamentary Budget Officer (PBO) do Canadá estimou que a introdução
de um imposto sobre vendas de bens de luxo gerará CA $ 163 milhões (€ 125
milhões) de receita em 2023-2024.
Também
pode impedir que cidadãos ricos comprem carros de luxo, iates e jatos
particulares que consomem muita gasolina – com efeitos negativos para o meio
ambiente.
No
entanto, porta-vozes da indústria levantaram preocupações sobre o impacto
potencial da nova taxa no “setor de aviação do Canadá e nos seus funcionários”.
“O
impacto económico do imposto de luxo será significativo e não foi estudado com
uma compreensão abrangente de nossa indústria”, argumenta Anthony Norejko,
presidente e CEO da Canadian Business Aviation Association.
O
imposto faz parte do Orçamento do Canadá 2022, que promove várias iniciativas
verdes. Isso inclui tornar os veículos de emissão zero mais acessíveis, apoiar
projetos de eletricidade limpa e fornecer créditos fiscais de investimento para
tecnologias net zero, soluções de armazenamento de bateria e hidrogénio limpo. In “Euronews.green”
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