Díli
– O Governo vai inaugurar, no próximo dia 28 de novembro, o Porto de Tibar,
informou o diretor da empresa Timor Port SA, Laurent Palayer.
“A
construção atingiu já 89%. A inauguração está agendada para o próximo mês de
novembro e contará com a presença do Presidente da República e do
Primeiro-ministro” adiantou à Tatoli, Laurent Palayer no Porto de Tibar.
Segundo
o responsável, o transporte dos contentores do Porto de Díli para o de Tibar
inicia-se a 15 de setembro: “A Timor Port vai assegurar o transporte dos
contentores de um porto para o outro”, disse o responsável.
Para
Laurent Palayer, a construção do Porto de Tibar é um marco para o
desenvolvimento do país, sobretudo no que diz respeito às atividades de carga e
descarga de contentores, fazendo a interconexão do transporte de contentores da
Austrália, de Timor Ocidental, da Papua Nova Guiné e das ilhas do Pacífico.
“Estamos
perante um porto de primeira geração, dotado com equipamentos modernos capazes de
garantir movimentações rápidas e eficientes”, concluiu.
O
Governo de Timor-Leste, através da conta de garantia do Fundo de Viabilidade
gerido pelo Ministério das Finanças, desembolsou, entre agosto de 2019 e maio
de 2020, 64,7 milhões de dólares americanos para a construção do Porto de
Tibar.
Segundo
um comunicado do Ministério das Finanças, o Porto de Díli será substituído pelo
Porto de Tibar, cuja capacidade anual de movimentação de mercadorias vai ser de
um milhão de contentores.
O
porto terá 630 metros de comprimento e 15 metros de largura de cais, 27
hectares de pátio para contentores e dois berços que permitirão uma redução, no
caso de atrasos na libertação de contentores, dos subsequentes custos de
transação, facilitando, desta forma, a eficiência dos serviços alfandegários.
O
novo porto pretende apoiar Timor-Leste na diversificação da produção interna,
facilitando a conectividade marítima com a região asiática, ligando ainda o
país ao mercado global e melhorando o acesso ao comércio e a outras indústrias.
A
construção do Porto de Tibar assenta na modalidade de Parcerias
Público-Privadas, prevendo-se 130 milhões de dólares americanos vindos do Fundo
de Viabilidade e 150 milhões de dólares da Timor Port, uma empresa subsidiária
da Bolloré.
A
Empresa China Harbour foi contratada pela Timor Port para construir o porto. O
Porto de Tibar é considerado um projeto de interesse público, liderado por uma
comissão interministerial de que fazem parte os ministros das Finanças, das
Obras Públicas, do Plano e Ordenamento e dos Transportes e Comunicações. Domingos
Freitas – Timor-Leste in “Tatoli”
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