Em menos de um mês, a empresa portuguesa CaetanoBus ganhou três contratos para o fornecimento de cerca de 130 autocarros a hidrogénio na Europa
Firmou
o maior acordo-quadro de sempre na Europa para autocarros elétricos movidos a
hidrogénio com o operador alemão Deutsche Bahn – contrato para o fornecimento
de 60 veículos, no valor de cerca de 40 milhões de euros -, a que adicionou 10
autocarros num contrato estabelecido com a espanhola EMT Madrid, e, agora, o
fornecimento de até 60 veículos em França.
“Na
sequência de um exigente concurso internacional, o operador francês de
transportes públicos, CTS – Compagnie des Transports Strasbourgeois, elegeu a
CaetanoBus para o fornecimento de até 60 autocarros elétricos a hidrogénio, nos
próximos cinco anos”, anunciou a empresa de Gaia, esta segunda-feira, 3 de
Abril, em comunicado.
A CaetanoBus garante que, somando
este contrato da CTS, “tornou-se o fabricante de autocarros europeu com mais
encomendas em carteira no segmento a hidrogénio”.
“Estamos
muito entusiasmados pelo reconhecimento internacional da CaetanoBus e
orgulhosos do nosso papel no processo de transição das frotas de autocarros
para a tecnologia a hidrogénio na Europa, essencial para atingir as metas da
descarbonização, importantíssimo para melhorar a qualidade de vida das gerações
futuras”, afirma Nuno Lago de Carvalho, CCO da CaetanoBus.
“A
mobilidade a hidrogénio é crucial para a descarbonização dos transportes
públicos e estamos muito empenhados em fornecer esta tecnologia agora para a
cidade de Strasbourg e no futuro para mais cidades francesas”, remata o mesmo
gestor.
De
acordo com a CaetanoBus, a cidade de Estrasburgo, sede do Parlamento Europeu,
pretende investir na mobilidade a hidrogénio nos próximos anos, sendo que a
empresa gaiense “foi o primeiro fabricante “a ser selecionado para fornecer
autocarros elétricos movidos a hidrogénio.
O
H2.City Gold, “co-branded” entre a CaetanoBus e a Toyota, é um autocarro
standard de piso baixo, com carroçaria de alumínio e que a partir de 2024 será
equipado com a nova geração da pilha de combustível da Toyota com uma potência
nominal de 70 kW.
A
CaetanoBus afiança que estes autocarros serão também equipados com um conjunto
de baterias de tecnologia LTO, com capacidade de 44 kWh e um motor elétrico com
uma potência de pico de 180 kW.
“Esta
é a combinação perfeita para assegurar a maior eficiência do mercado”, garante
a empresa, adiantando que o H2.City Gold oferecerá uma autonomia de mais de 500
quilómetros, “sendo capaz de igualar a autonomia dos autocarros convencionais a
diesel num único abastecimento”. In “Bom dia Europa” - Luxemburgo
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