Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Macau - Grupo de Hong Kong quer criar uma “Pequena Lisboa” no coração da cidade

Um grupo empresarial de Hong Kong avançou que quer criar uma “Pequena Lisboa” no coração de Macau, com restaurantes lojas, mercados ao ar livre e festivais, com direito a viagens de eléctrico


Entre as Ruínas de São Paulo e a Igreja de São Lázaro, o grupo já conta com projectos como os restaurantes Albergue 1601 e Portucao, a taberna 3 Sardines, a “nano-cervejaria” Lazaro Brewing e uma loja de recordações. Ao lado do espaço onde se vendem pastéis de Chaves nasceu ontem a Ginja do Senado, onde é possível comprar o licor português, um investimento realizado em parceria com um empresário português. No início de maio, a Travessa da Paixão vai passar a acolher o Lata e Porto, focado em enlatados de peixe e no vinho do Porto.

A “Pequena Lisboa”, que vai ser apresentada à Direcção dos Serviços de Turismo de Macau e às seis operadoras de casinos, deverá integrar um mínimo de 18 conceitos relacionados também com os países de língua portuguesa e gastronomia macaense numa distância de cinco minutos a pé.

O projecto, que já contempla experiências como oficinas de pintura de azulejos, prevê a extensão da calçada portuguesa nas zonas circundantes ao Consulado-Geral de Portugal em Macau, duas pequenas rotas de elétrico, o fecho ao trânsito de algumas ruas cuja marca é o legado arquitectónico português, bem com a criação de esplanadas, para além do aluguer de trajes tradicionais portugueses complementados com um serviço prestado por um fotógrafo profissional.

Uma das linhas do eléctrico pretende garantir a viagem entre as imediações do consulado e a Igreja de São Lázaro. A outra poderia assegurar uma viagem entre uma das ruas que serve o consulado e a Fortaleza do Monte. O grupo propõe-se igualmente a criar todos os fins de semana “um calendário estimulante de eventos culturais, festivais de rua, festivais gastronómicos, concertos e mercados ao ar livre associados aos países de língua portuguesa”.

Os eventos mais pequenos teriam lugar nas ruas do Bairro de São Lázaro, enquanto os eventos maiores, como concertos e exposições, podem estender-se à Praça do Tap Seac e ao Pavilhão Multidesportos, muito porque a praça é um dos maiores espaços urbanos ao ar livre da cidade, com vista para alguns dos edifícios mais icónicos da arquitetura portuguesa em Macau.

O Lubuds Macau, subsidiário do Lubuds Group com uma forte presença em Hong Kong, conta com mais de mil colaboradores. O investimento em Macau, que não foi divulgado pelo grupo empresarial, vai traduzir-se também na exploração do restaurante na Casa das Receções das Casas-Museu da Taipa, cuja concessão foi decidida este mês pelo Instituto Cultural de Macau. Este restaurante vai avançar com uma parceria com a Associação dos Macaenses, indicou o grupo. In “Ponto Final” - Macau


Sem comentários:

Enviar um comentário