Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 26 de julho de 2022

UCCLA - Lançamento do livro “Pedaço Teu - Musa e Pátria Minha” de Emílio Lima


A mais recente obra de poesia do escritor Emílio Tavares Lima será lançada na UCCLA, no dia 30 de julho, pelas 16h30. A obra “Pedaço Teu - Musa e Pátria Minha” é uma exaltação poética com o foco na terra natal do autor, Guiné-Bissau.

Com a chancela da Editorial Novembro, a obra será apresentada por Amadú Dafé e Tony Tcheka. Haverá momentos de declamação de poesia e momentos musicais a cargo de Patche di Rima & Karyna Gomes.

Sinopse:

"Emílio Lima sempre me encantara com a sua poesia desde que o conheci há longos anos em encontros poéticos onde a sua voz se elevava às alturas, ora mitigando a saudade do seu rincão Natal, ora exaltando o seu amor imorredouro à sua bela e amada Kanafistra!

E ei-lo que, de degrau em degrau, chega agora ao seu novo livro a que deu o belíssimo título 'PEDAÇO TEU - Musa e Pátria Minha'. (...) Todo este livro é uma exaltação poética no apego incansável às múltiplas estações que lhe rodeiam o ser, às inúmeras manifestações da errância do homem africano que o poeta vê um exilado no seu próprio país, os vultos da infância, o relicário do desejo, os acordes e desacordes sociais que enlaçam mitos e realidades num frenesim selvagem e doce como a sombra dos cajueiros que sombreiam os campos da sua amada Guiné-Bissau."

Olinda Beja, escritora santomense

Biografia do autor:

Emílio Tavares Lima nasceu em Canchungoé, na Guiné-Bissau. É escritor, poeta e comunicólogo. É autor de vários livros de poesia, romances e mentor de duas antologias, uma delas reunindo mais de 46 jovens guineenses, colaborando em mais de 15 outras coletâneas.

O seu primeiro romance foi recomendado para estudos universitários na Universidade Amílcar Cabral (UAC). Representou a Guiné-Bissau na Europa, América e em África, em vários encontros de Escritores da Língua Portuguesa.

É vencedor de vários concursos de poesia na Guiné-Bissau e em Portugal.

Entre 2018 e 2019 foi galardoado com os troféus Best of Guiné-Bissau Awards, na categoria de Literatura.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário