Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Brasil – Rio de Janeiro anuncia transição do sistema de transporte BRT para VLT

As linhas de BRT Transcarioca e Transoeste serão modernizadas para o VLT nos próximos 15 anos


O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou um plano de 15 anos para substituir o sistema Bus Rapid Transit (BRT) da cidade por uma rede ferroviária leve de 251 km.

A atual malha da cidade, inaugurada para os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, conta com três linhas com 29 paradas e é atendida por uma frota de 32 veículos com capacidade para 420 passageiros cada

O projeto de modernização terá início com a conversão da linha BRT Transcarioca, ligando a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional do Galeão, e da linha BRT Transoeste, que vai da Barra da Tijuca a Santa Cruz, com ramal para Campo Grande. A rede de BRT já possui faixas de BRT dedicadas e estações de alta plataforma.

Paes diz que a conversão para o metrô leve, que dobrará a capacidade, se somará ao investimento já feito na rede BRT, com R$ 4,5 bilhões gastos no BRT Transcarioca e R$ 2,5 bilhões gastos no BRT Transoeste.

O projeto está sendo liderado pela Companhia de Parcerias e Investimentos do Rio de Janeiro (CCPar), antiga Cdurp, em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR).

No ano que vem, também serão iniciadas as obras de uma linha de metrô leve da estação de Botafogo, servida pelas linhas 1 e 2 do metrô, até a Gávea.

“O plano que apresentamos tem três premissas”, diz Paes. “A primeira é que este não é um projeto para o meu tempo de governo. Temos que aprender que o investimento em infraestrutura em uma rede de transporte precisa ir além dos governos. É um planejamento de longo prazo em que buscaremos financiamento externo. A segunda premissa é que nada do que foi feito na infraestrutura de BRT se perde. Pelo contrário, o que foi feito facilita a viabilização e viabilização desse plano. Isso ajuda a reduzir custos. Sem a infra-estrutura já instalada, este plano não seria possível.

“A terceira é que não vamos impedir nenhum dos planos já anunciados para o BRT. Não vamos parar de comprar ônibus e fazer as reformas. Tudo o que está previsto para o BRT será cumprido no meu mandato. Não vamos esperar 15 anos para consertar o sistema.”

O VLT Botafogo - Gávea será implantado por meio de uma parceria público-privada (PPP), com início das obras no primeiro semestre de 2023. A linha de 12km terá 13 paradas, além de um centro integrado de operação e manutenção.

“Queremos melhorar a qualidade do transporte da população carioca e apontar o caminho para o Rio do futuro”, afirma o presidente da CCPar, Gustavo Guerrante. “O metro ligeiro é uma história de sucesso aqui e em todo o mundo. É a transição para um Rio mais sustentável, com um meio de transporte aprovado pela população. A última pesquisa mostrou um índice de aprovação de 88% para o VLT.”

A cidade continuará a melhorar os corredores de BRT existentes enquanto o planejamento da conversão para VLT está em andamento. O cronograma também inclui a entrega de grandes obras, como a conclusão da rota do BRT Transbrasil e o trevo de Gentileza; o recapeamento do corredor BRT da Transoeste; e a expansão da rede de ciclovias da cidade.

O anúncio foi apoiado pela Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer). “A notícia da ampliação da malha ferroviária leve na cidade do Rio de Janeiro soou como música aos ouvidos do setor ferroviário brasileiro”, diz o presidente da Abifer, Vicente Abate. “Isso prova a sabedoria de ter implantado um trilho elétrico leve para os Jogos Olímpicos de 2016.”

Separadamente, a Alstom assinou um contrato para a extensão de 700m de via dupla da rede de metrô leve existente para Gentileza, onde o intercâmbio será fornecido com BRT e outros serviços de ônibus.

O contrato inclui a construção do terminal com quatro plataformas, instalação de 1,4km do sistema de eletrificação terrestre APS, subestação retificadora e sinalização. David Burroughs - Reino Unido in “International Railway Journal”


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