Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 7 de julho de 2022

Moçambique - Estúdios Victor Córdon e Centro Cultural Português em Maputo dão início a dois programas

Foto: CCP


A colaboração entre os Estúdios Victor Córdon em Lisboa e o Camões – Centro Cultural Português em Maputo para o triénio 2021 – 2023 dá início a mais dois programas: a 2ª edição do podcast “Uma coleção para Amanhã” — Lisboa|Maputo e o Workshop em Maputo com o coreógrafo Português Victor Hugo Pontes.

Os Estúdios Victor Córdon (EVC) em Lisboa e o Camões – Centro Cultural Português em Maputo desenvolvem uma parceria através de uma programação conjunta ao longo de três temporadas (2021 – 2023). Esta parceria, segundo a organização, resulta de uma vontade de criar pontes entre os dois países e possibilitar a circulação e internacionalização da dança. A relação entre as duas entidades foi formalizada no dia 11 de Maio do presente ano, através da assinatura de um protocolo entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e o OPART – Organismo de Produção artística E.P.E., que gere a plataforma criativa Estúdios Victor Córdon. O protocolo visa o enquadramento das actividades desenvolvidas entre os EVC e o Camões – Centro Cultural Português em Maputo e alargar a colaboração entre as duas instituições.

Além de promover a colaboração entre as duas instituições, o protocolo permite que este tipo de colaboração possa ser estendida a mais pontos da rede externa do Camões I.P., permitindo uma crescente partilha entre jovens criadores. “De entre os vários programas já implementados em parceria, damos agora início a mais dois projectos que integram o triénio: a 2ª edição do podcast Uma coleção para Amanhã e o Workshop em Maputo com o coreógrafo português Victor Hugo Pontes”.

Os EVC retomam o programa Uma colecção para Amanhã, com a curadoria de Cristina Peres, mas desta vez com um ciclo de 10 conversas dedicadas à cena da dança em Moçambique. Segundo Cristina Peres “Lisboa e Maputo são cidades ligadas pelas marcas dos que teceram fios invisíveis associando a memória do corpo às outras todas que vamos reunir, agora de forma sistematizada, numa nova colecção de conversas.” Os EVC materializam a ponte imaginária entre Lisboa e Maputo numa segunda colecção de 10 conversas com protagonista da dança moçambicana, que serão transmitidas no canal YouTube dos EVC de julho a Novembro deste ano.

De 5 a 9 de Julho as duas instituições realizam um workshop em Maputo, com o coreógrafo português Victor Hugo Pontes, no espaço do Camões – CCP Maputo. Durante uma semana, Victor Hugo Pontes trabalha com intérpretes locais, onde os participantes exploram a linguagem e o processo criativo do coreógrafo, permitindo o desenvolvimento de destrezas físicas, emocionais e criativas, abrindo caminho para iniciativas futuras. In “O País” - Moçambique


 

Sem comentários:

Enviar um comentário