Bissau
– O Instituto Nacional da Formação Profissional (INAFOR) procedeu ao lançamento
do projeto de reforço da governança no ensino técnico e profissional, nos anos
2022/2023, visando alargar as possibilidades de emprego na Guiné-Bissau.
Neste
âmbito, o instituto promoveu durante todo o dia, um ateliê de reflexão sobre
recolha e gestão de dados sobre formação profissional, em que tomam parte os
diretores dos centros de Formação Técnico e Profissional.
No
ato da abertura do ateliê, Felismino Rodrigues Vaz, sub-diretor do INAFOR disse
esperar que a iniciativa possa resultar na criação de um banco de dados ao
nível nacional, para melhorar a divulgação dos procedimentos de avaliação de
formação profissional e a sua certificação através de regulamentos que promovam
a fiscalização dos centros.
Benoit
Waliu, em representação da coordenadora do Projeto de Relançamento do Ensino
Técnico e Profissional para o Emprego (RESET), satisfeito com a iniciativa,
destacou que o INAFOR, enquanto entidade de coordenação do setor, tem um papel
importante a desempenhar no quadro de formação profissional.
ʺA
informação sobre a estrutura de formação, número de formação e oferta dos
cursos de formação são inexistentes. O número de formadores ativos e a
informação sobre o mercado de trabalho são também muito difíceis. Dados sobre
formação profissional e estes elementos podem ser uma ajuda importante para as
autoridades públicas e também para parceiros, para tomarem decisões e melhorar
as suas ações de apoio ao setor do ensino e formação profissionalʺ, disse
Waliu.
No
âmbito do projeto RESET, segundo Benoit Waliu, está em curso um processo de
elaboração da política nacional do sub-setor do ensino técnico e também uma
reflexão sobre a visão do quadro nacional da qualificação.
O
projeto de reforço da governança no ensino técnico e profissional 2022/2023, elaborado
pela equipa técnica do INAFOR para um período de 18 meses, conta com o
financiamento da União Europeia. In “Agência de Notícias da Guiné” – Guiné-Bissau
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