Uma
equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu um modelo inteligente
que permite otimizar o carregamento de frotas de autocarros elétricos em 30 a
40%, diminuindo custos de operação e aumentando o ciclo de vida das baterias.
O estudo, que já se encontra publicado na revista Energy, foi realizado no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra (INESC Coimbra) da Universidade de Coimbra e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Os
autores do modelo, Jônatas Augusto Manzolli, João Pedro Trovão e Carlos
Henggeler Antunes, explicam que a descarbonização dos transportes públicos é
essencial para o aumento da eficiência energética, mitigação das mudanças
climáticas e redução da poluição urbana. No entanto, «ainda há desafios a
vencer para possibilitar a adoção em massa destes veículos nas cidades,
nomeadamente limitações ao nível de infraestrutura e operacionais. Atualmente,
a rede elétrica não está preparada para uma eletrificação total dos transportes
públicos. Por isso, é necessário encontrar soluções que ultrapassem estes
obstáculos».
O
modelo desenvolvido pelos três investigadores do INESC Coimbra propõe uma
abordagem mista considerando a venda de energia à rede através da tecnologia
V2G (do inglês vehicle to grid) e a degradação das baterias.
O
que distingue este modelo é justamente o facto de ter em conta a degradação das
baterias, salientam Carlos Henggeler Antunes e João Pedro Trovão, também
docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (FCTUC) e do Instituto
Politécnico de Coimbra (IPC), respetivamente: «a principal novidade do modelo é
incluir uma estrutura de envelhecimento da bateria para avaliar os custos de
degradação, o que permite aumentar o ciclo de vida das baterias, que atualmente
ainda são dispendiosas», exemplificando que «nem todos os veículos precisam
estar totalmente carregados para operar diariamente. Este aspeto é relevante,
pois reduz o custo total de carregamento e desempenha um papel na melhoria do
ciclo de vida das baterias».
Para
avaliar a eficácia do modelo desenvolvido, os investigadores realizaram um
estudo de caso utilizando dados reais da frota de miniautocarros elétricos que
circulam na cidade de Coimbra, conhecidos por “pantufinhas”. Foram efetuadas
várias análises para se compreender como é que o modelo operaria de forma ótima
na gestão da frota.
Os
resultados obtidos mostram que, «comparando o pior cenário possível – por
exemplo, carregando a frota no horário em que a energia é mais cara, carregando
todos os autocarros ao mesmo tempo, ou seja, sem nenhum tipo de coordenação
– com o modelo desenvolvido,
conseguiu-se uma melhoria de entre 30 a 40%, uma percentagem muito elevada,
evidenciando que, se o carregamento for coordenado, a redução de custos é muito
significativa», realça Jônatas Augusto Manzolli, primeiro autor do artigo
científico e estudante do programa de doutoramento em Sistemas Sustentáveis de
Energia na UC.
A
equipa realizou também testes de análise de sensibilidade para avaliar as
possibilidades de comercialização de energia com a rede elétrica, tendo
verificado que atualmente não seria vantajoso, mas num futuro próximo poderá
ser economicamente rentável. Os investigadores explicam que o sistema avalia as
«possibilidades de transações de energia com a rede considerando cenários de
preço de substituição de bateria e variações de preço de energia elétrica.
Observando a degradação da bateria e a venda de energia, o nosso estudo indica
que, em 2030, os custos de operação podem ser 38% menores. Por isso, a
abordagem apresentada neste trabalho fornece uma ferramenta que pode ser
utilizada pelos operadores de transportes públicos para auxiliar na tomada de
decisão relativa à eletrificação de frotas de autocarros».
A
próxima fase da investigação vai centrar-se em desenvolver uma versão mais
detalhada do modelo de otimização, permitindo uma previsão em minutos, para dar
resposta, por exemplo, quando acontece um acidente e obriga a uma reorganização
de toda a frota e do seu carregamento. Intitulado “Electric Bus
Coordinated Charging Strategy Considering V2G And Battery Degradation”. Universidade
de Coimbra - Portugal
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