O PAFSE (Partnerships for Science Education) é um projeto europeu de educação científica, liderado por Portugal, centrado no reforço da literacia em saúde, na desmistificação de mitos e estereótipos associados às áreas CTEM/STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemáticas) e na preparação dos estudantes para seguirem currículos e profissões ligados a esta área, com particular destaque para as ciências da saúde
Liderado
pela ENSP NOVA (Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade Nova de
Lisboa), sob condução da investigadora e Professora Carolina Santos, o PAFSE
tem como missão desenvolver as competências, curiosidade e o interesse nos
estudantes em seguirem currículos e profissões nesta área, bem como prepará-los
para serem embaixadores da saúde pública nos seus ambientes de vida.
O
consórcio de nove entidades construiu clusters de educação de ciência
com epicentro nas escolas de ensino secundário, que se traduziram em parcerias
com universidades, centros de investigação, empresas, fundações, associações e
organizações da sociedade civil. Os parceiros desafiaram as escolas a abrirem-se
à comunidade com o objetivo de enriquecer as atividades de educação CTEM e
conectar o currículo das ciências com desafios reais da sociedade e das
organizações. Os alunos tiveram a oportunidade de interagir com investigadores,
empresários, profissionais de saúde, gestores, cientistas de dados,
comunicadores de ciência, economistas da saúde, engenheiros, entre outras
profissões relevantes da área CTEM, conhecendo melhor o seu percurso académico
e trabalho nas organizações que os empregam.
O
consórcio preparou ainda professores para explorarem um conjunto alargado de
desafios da saúde pública em sala-de-aula e desenvolveu recursos pedagógicos,
promovendo a implementação de projetos de base científica e atividades formais
e informais de aprendizagem com os parceiros do cluster, recorrendo-se a
ferramentas digitais e ambientes de ensino-aprendizagem dinâmicos para promover
o desenvolvimento das 21st century skills (ex.: criatividade, capacidade
de resolução de problemas, colaboração), competências de gestão de projeto e
recolha / análise / interpretação de evidência científica.
O PAFSE
fomentou a utilização da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projeto
(PBL) dada a extensa evidência sobre a sua efetividade na educação das
ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Através da metodologia de PBL,
os estudantes foram estimulados a desenvolver projetos de base científica que
promovem a sua saúde e previnem doença na comunidade. Os projetos de
investigação encontram-se enquadrados em cenários de aprendizagem desenvolvidos
no primeiro ano de projeto, testados em 40 escolas no ano seguinte e escalados
na sua implementação em 2024 através da formação de professores.
O
cenário de aprendizagem é uma estrutura que promove a aprendizagem eficaz
através da identificação de objetivos de aprendizagem, combinação de atividades
dinâmicas em ambientes formais e informais, dentro e fora da sala de aula,
prevendo a exploração pelos alunos de objetos digitais de aprendizagem
desenvolvidos pelo consórcio e a navegação em plataformas digitais desenhadas
para o efeito.
“Em
cada escola, os desafios da saúde pública foram explorados de forma
multidisciplinar, através da constituição de equipas com professores de
diferentes disciplinas – ciências, matemática, tecnologias da informação,
física, química, geografia, inglês, cidadania. Diversos desafios foram
trabalhados – desde as doenças zoonóticas, à preparação para futuras pandemias,
ao cancro, doença cardiovascular, diabetes, resistência a antibióticos,
sistemas de inteligência artificial na saúde pública, objetivos de desenvolvimento
sustentável. No final do processo de ensino-aprendizagem, os alunos sob
mentoria dos professores, organizaram eventos públicos de apresentação das suas
aprendizagens e, particularmente, da evidência gerada pelos seus projetos de
investigação, trazendo propostas e recomendações que beneficiam a saúde e
bem-estar da comunidade”, explica Carolina Santos, investigadora principal do
projeto e coordenadora do consórcio.
O PAFSE
– Partnerships for Science Education iniciou em 1 setembro 2021 e
termina em 31 agosto de 2024, financiado pelo Horizon 2020 Framework Programme
– programa de apoio à inovação e investigação da Comissão Europeia, com um
montante de financiamento no valor de 1,46 milhões de euros. O PAFSE integrou
uma montra de 100 projetos selecionados para apresentação no New European
Bahaus Festival, em 2022, e um conjunto de 16 projetos selecionados para
apresentação na conferência de alto nível da European Research Agency, 18-19
setembro, em Bruxelas, pelo seu carácter inovador e impacto na sociedade. In “Bom dia
Europa” - Luxemburgo
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