Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 1 de julho de 2024

Até um dia destes!

Estimados leitores do Diário de Notícias, chegou o momento da despedida


Desde 2020, tenho vindo a partilhar conhecimentos e ideias, neste espaço semanal que, generosamente, o jornal me concedeu para partilhar os assuntos que me interessam e preocupam. Este foi um espaço ao qual trouxe questões relacionadas com as línguas, com as comunidades que as falam, com o poder que têm, modos possíveis para a sua gestão. Foi um espaço especialmente dedicado à língua portuguesa nos diferentes países, âmbitos e circunstâncias em que é usada, confrontando visões antigas e mais recentes, mas procurando sempre dignificá-la e promover o seu uso, difusão e desenvolvimento. Este foi, ainda, um espaço dedicado à valorização da literacia, da educação, da escola e dos seus agentes - não sendo uma pessoa religiosa, devo confessar que a educação é a entidade que mais prezo. Valores como a democracia, a igualdade de oportunidades, a cidadania e o desenvolvimento harmonioso das pessoas e das sociedades estiveram sempre no meu horizonte. Procurei sempre contribuir para o reforço da liberdade, a defesa dos direitos humanos, da diversidade, da tolerância e da paz.

A direção do DN entendeu ser agora o momento de dispensar a minha colaboração. Espero que o jornal possa recuperar das contrariedades que tem sofrido e continuar/voltar a ser um dos órgãos de informação que mais prestigiam a língua portuguesa e os seus leitores.

Fazendo um balanço pessoal destes últimos quatro anos, não posso deixar de agradecer a oportunidade que me foi oferecida para refletir sobre os diversos temas que aqui fui trazendo e compartilhando. Agradeço muito a oportunidade de estudar e as aprendizagens que fiz. Porque estudei e aprendi muito ao preparar estas crónicas, descobri muita informação a que, provavelmente, nunca teria tido acesso sem o pretexto de escrever um texto para o DN. Do meu ponto de vista, o balanço não poderia, portanto, ser mais positivo.

Agradeço aos colaboradores e responsáveis do DN com quem fui interagindo ao longo destes quatro anos o profissionalismo, a eficiência, a liberdade de pensamento e expressão e, acima de tudo, o respeito, a simpatia e a compreensão sempre demonstrados.

Agradeço também aos leitores do DN todo o tempo que dispensaram à leitura dos meus textos. Espero ter sido uma boa companhia e que tenha valido a pena.

Bem hajam! Margarita Correia – Portugal in Diário de Notícias


Sem comentários:

Enviar um comentário