Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 25 de novembro de 2025

Moçambique - Recebe encontro sino-lusófono de empresários em 2026

A edição de 2026 do Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa vai decorrer em Moçambique.


“O encontro será realizado em Moçambique no próximo ano”, disse o presidente do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento (IPIM), Che Weng Keong. Este ano, o encontro empresarial da China e dos países de língua portuguesa decorreu pela primeira vez em Malabo, capital da Guiné Equatorial, durante três dias, no final de Julho.

O evento anual tem sido realizado de forma rotativa nos países lusófonos desde 2005, tendo, no entanto, sido suspenso durante quatro anos, durante a pandemia. O encontro regressou em 2024, tendo decorrido em Macau e coincidindo com a sexta conferência ministerial do Fórum de Macau, que incluiu a assinatura do plano de acção do organismo até 2027.

Che Weng Keong defendeu ainda a actuação do Fundo de Cooperação e Desenvolvimento China-Países de Língua Portuguesa, dizendo que “tem encorajado empresas [chinesas] a desenvolver operações nesses países”. Ontem, durante a sessão da tarde, a deputada Song Pek Kei sublinhou que os países lusófonos “são uma base para que Macau possa desempenhar o papel de plataforma de ligação”.

    “Temos de reforçar a nossa atitude proactiva”, defendeu a deputada, acrescentando: “Será que podemos comunicar mais com os países de língua portuguesa para que tenham maior vontade de se instalar em Macau?”. Song Pek Kei observou ainda que, no território, há consulados de diversos países lusófonos e pediu que isso seja também uma realidade em Hengqin. Na réplica, o Secretário para a Economia e Finanças, Tai Kin Ip, disse que irá “trabalhar” sobre essa matéria, mas ressalvou que “depende também da vontade dos consulados”. In “Jornal Tribuna de Macau” - Macau


 

Sem comentários:

Enviar um comentário