Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Guiné Equatorial - Alunos do Centro María Cano visitam a Biblioteca Nacional num dia de imersão cultural

Alunos do Centro María Cano manifestaram o seu interesse após visitarem a Biblioteca Nacional nesta terça-feira, onde puderam conhecer em primeira mão a riqueza documental e artística ali presente


Um grupo de alunos do Centro María Cano visitou a Biblioteca Nacional, numa atividade que os levou a explorar espaços onde convergem história, arte e a preservação do património literário do país. O que começou como uma simples excursão escolar acabou tornando-se uma verdadeira experiência de descoberta cultural.

Os alunos, do segundo e quinto anos do ensino fundamental, foram recebidos e orientados pelos gestores Tomás Obama e Mariano Marcelo, que os acompanharam pelas diferentes salas da instituição, explicando o sistema interno de organização e a função que a Biblioteca Nacional desempenha como guardiã do património bibliográfico da Guiné Equatorial.

Durante a visita guiada, os jovens demonstraram particular interesse por livros escritos por autores nacionais, bem como por obras assinadas pelo chefe de Estado, que constituem uma parte importante do acervo. Também se encantaram com a icónica escultura do mestre Leandro Mbomio, obra que ocupa um dos salões principais e representa o significativo impacto do renomado artista na história cultural do país.

Um dos momentos mais marcantes da visita ocorreu quando os alunos pararam para contemplar a imensidão do edifício: estantes meticulosamente organizadas, salas silenciosas propícias ao estudo e uma arquitetura projetada para salvaguardar a história escrita da nação. Para muitos, foi o primeiro contato direto com um arquivo que preserva décadas de produção literária e documental.

Após a visita guiada à instituição, a atividade prosseguiu num ambiente mais informal. Uma das professoras do centro conduziu uma breve apresentação literária, combinando leitura em voz alta e reflexão oral.

A atividade, adaptada à idade dos participantes, teve como objetivo fortalecer a escuta ativa, a compreensão e a conexão emocional com a leitura.

A Biblioteca Nacional enfatizou que estas visitas representam mais do que uma cerimónia formal: são uma ferramenta educacional que aproxima as novas gerações do património cultural e reforça a importância da leitura como parte fundamental do desenvolvimento académico e pessoal.

Para os alunos, no entanto, o impacto foi imediato: a surpresa de descobrir que os livros não são apenas lidos, mas também preservados e fazem parte da história escrita do país. Segundo os organizadores, a impressão final das crianças foi de "curiosidade genuína", um ingrediente fundamental que, com o tempo, pode traduzir-se num sólido hábito de leitura ou até mesmo em futuras carreiras relacionadas à literatura, cultura ou pesquisa.

Num contexto em que a tecnologia redefine o acesso ao conhecimento, a imagem de crianças a percorrer os corredores de uma biblioteca pública adquire um valor simbólico. Ela evoca a relevância duradoura dos livros, mas também a responsabilidade de preservar espaços onde as gerações futuras possam encontrar o seu lugar no património cultural da Guiné Equatorial. In “Real Equatorial Guinea” – Guiné Equatorial


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