Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Brasil - Concertos 500 anos de Camões acontece em Jundiaí e São Paulo

A Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ) apresenta o Concerto 500 anos de Camões nos dias 12 e 17 de outubro de 2024.


Através da expressão musical, a OSMJ homenageia os 500 anos de nascimento de Luís Vaz de Camões, celebrando a cultura em língua portuguesa que esse grande poeta fundador representa. O evento é uma parceria entre o Consulado Geral de Portugal em São Paulo, o Camões, o Instituto da Cooperação e da Língua e a Prefeitura Municipal de Jundiaí.

O programa da comemoração aos 500 anos de nascimento de Luís de Camões, abre com a Série Brasileira de Alberto Nepomuceno, compositor nacionalista que defendia a língua portuguesa na música clássica. Nepomuceno afirmava que “não tem pátria um povo que não canta em sua língua”. A OSMJ (Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí) faz aqui também uma homenagem a esse grande compositor brasileiro com sua técnica composicional de grande maestria em seus 160 anos de nascimento.

Especialmente encomendada pela OSMJ para esse concerto, a Orquestra faz a primeira audição da obra “Camoniana 500” de André Mehmari. Com seu transbordar de técnica e talento, Mehmari mostra a atemporalidade dos textos de Camões, com muita paixão e diversidade de sentimentos. O solista será o tenor Jabez Lima, integrante do Coro da OSESP, que tem se apresentado nos principais palcos do Brasil.

Encerrando o Concerto, a OSMJ faz mais uma homenagem apresentando a Suite do Ballet Alfama do compositor português Joly Braga Santos em seus 100 anos de nascimento. A Suite apresentada mostra a primeira fase do compositor com traços nacionalistas e temas que remetem ao folclore português. In “Mundo Lusíada” - Brasil

Serviço:

Concerto Camões 500 anos

Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí

12 de outubro, 20h – Teatro Polytheama (Jundiaí)_ Rua Barão de Jundiaí, 176

17 de outubro, 20h -Teatro Sérgio Cardoso (São Paulo) Rua Rui Barbosa, 153

Entrada gratuita


Sem comentários:

Enviar um comentário