Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 12 de outubro de 2024

Cabo Verde - Escritor Evel Rocha apresenta “Poesia Salislena” ao círculo de leitores da ilha do Sal

Espargos – O escritor Evel Rocha apresentou na noite de quinta-feira, 10, ao círculo de leitores salenses o seu mais recente livro intitulado “Poesia Salislena”, uma coletânea de poesias que reúne trabalhos de 14 escritores, alguns já com livros editados.


A ideia da coletânea, apresentada na ilha do Sal, surgiu, segundo Rocha, depois da criação da associação de autores e de pessoas activistas ligadas à cultura que têm o hábito de escrever sobre a ilha do Sal, mas que não têm tido oportunidade de publicar um livro.

Conforme Evel Rocha, os escritores com obras na coletânea são “pessoas amigas”, com quem tem vindo a aprender sobre a poesia e literatura.

“Vamos encontrar nesta antologia anciãos, pessoas de 70 anos, por exemplo, com o Sopro de Sal que é uma imagem de marca na poesia da ilha. Outros, como o Estevão Libânea, que é o pseudónimo de Júlio Rendall, Hélio Cruz, Ilka, Mara Rocha e tantos outros que nós os convidamos e fazem parte disto”, sublinhou.

Para o escritor, a obra, que é também uma homenagem ao músico Taninho Évora, é uma “coleção riquíssima” que todos devem querer adquirir para a posteridade.

Evel Rocha sustentou que a intenção é continuar com este projeto de coletâneas para mostrar que é possível publicar livros sem ter que “estar atrás de financiamentos”.

“Cada autor comparticipou com uma ajuda simbólica e, através desse valor arrecadado, editamos este livro (...) portanto, nós não recorremos a qualquer tipo de patrocínio”, continuou.

“Esta é uma forma didática de mostrar que, quando queremos, com iniciativa própria, podemos fazer alguma coisa. Outra coisa desta ideia é dar projeção, é dar uma força para aqueles que estão a começar, porque temos bons poetas aqui no Sal, que podemos ajudá-los a caminhar passo a passo”, continuou.

Para o próximo ano, a ideia conforme a mesma fonte é instituir na ilha, o Prémio Poesia Salense para estimular outros jovens a escrever e também a estimular aqueles que escrevem, mas ainda não tiveram a coragem de o fazer chegar ao público. In “Inforpress” – Cabo Verde


Sem comentários:

Enviar um comentário