Com o objetivo de divulgar o que a ciência conhece sobre a zona entremarés rochosa, para que a sua importância seja melhor compreendida e a sua conservação mais respeitada e promovida, o Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) levou até às escolas básicas o “bLueTIDE - Literacia do Oceano para uma Educação Integrada e Dinâmica”, um projeto de educação e comunicação de ciência.
Durante
dois anos, este projeto percorreu escolas de Norte a Sul de Portugal e chegou a
mais de 500 alunos através de diversas ações de sensibilização, que pretendiam
fortalecer a ligação das crianças com o oceano e motivá-las a melhor conhecer e
conservar a zona entremarés rochosa.
«A
nossa perceção era de que os alunos das escolas do litoral e com galardão
Escola Azul demonstravam, de uma forma geral, maiores conhecimentos prévios
sobre o Oceano e, especificamente, sobre a zona entremarés rochosa, assim como
uma maior consciência sobre a sua importância para o ser humano,
independentemente do local de residência. Porém, o entusiasmo em aprender e
realizar as atividades propostas foi idêntico em todas as escolas», afirma Zara
Teixeira, investigadora do MARE.
Estas
ações, realizadas em 12 escolas, tinham também como objetivo promover a
interação entre escolas e investigadores de ciências do mar, estimular a
cooperação entre instituições de ensino com e sem o galardão “Escola Azul”, mas
também fomentar a criatividade, iniciativa e capacidade de comunicação dos
alunos, e ainda, fortalecer práticas de ensino baseadas em ciências do mar e
incentivar a candidatura de novas escolas ao programa “Escola Azul”, do
Ministério do Mar (Direção-Geral de Política do Mar).
De
forma geral, o projeto bLueTIDE «permitiu perceber que tanto professores como
alunos valorizam bastante o contacto com investigadores e que a
disponibilização de informação científica numa linguagem adaptada e em formatos
distintos dos habitualmente utilizados em sala de aula, é uma mais-valia para
todos. Os alunos ganham maior motivação e interesse e os professores ganham
maior confiança ao abordar temáticas distintas e relevantes para o futuro dos
seus alunos. Já os investigadores veem o seu trabalho reconhecido e útil para a
sociedade», assegura a investigadora da FCTUC.
Nesta
reta final do projeto, que termina em agosto, os investigadores preparam-se
para lançar um guia de atividades para os professores interessados em abordar
esta temática, destinado essencialmente ao 1.º ciclo, e também um livro com
curiosidades sobre a zona entremarés rochosa e dicas para uma visita divertida
e em segurança. Ambos os materiais serão em formato digital e ficarão
disponíveis no verão», revela Zara Teixeira.
Espera-se
com este projeto «que as crianças e os docentes se tornem agentes ativos na
conservação destes sistemas naturais. Ao conhecer as suas espécies e dinâmica,
e ao compreender a sua importância e como o ser humano é influenciado e
influencia este habitat, estamos a assegurar que os alunos possam tomar
decisões informadas, que contribuam para a conservação do oceano», conclui.
O
projeto bLueTIDE, que teve financiamento das EEAGRants no valor de 25 mil
euros, foi liderado pela Incubadora do Mar & Indústria da Figueira da Foz,
teve a coordenação científica de investigadores do MARE, e contou com a
participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, do Instituto
Politécnico de Leiria e da Universidade de Évora. Universidade de Coimbra -
Portugal
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