Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 1 de junho de 2023

Suécia – Empresa retalhista de moda bloqueia compradores por devoluções excessivas

A empresa de retalho de moda online Boozt AB afirma que os retornos excessivos são péssimos para os negócios e para o meio ambiente


A retalhista de moda online Boozt AB, com sede na Suécia, bloqueou 42000 clientes por devolverem muitos itens.

Ao anunciar a mudança, o retalhista disse que os retornos excessivos eram muito caros para a empresa e para o meio ambiente.

A loja online multimarcas vende roupas e produtos de beleza.

Os clientes que foram bloqueados indefinidamente devolveram os itens porque não serviam ou porque se arrependeram da compra, de acordo com o porta-voz da empresa, Ask Kirkeskov Riis.

Esses clientes "exploram repetidamente os altos níveis de serviço de frete grátis e devoluções às custas dos nossos negócios, de outros clientes e do meio ambiente", acrescenta.

Quanto custaram ao planeta os retornos?

Os clientes bloqueados representam menos de 2% dos mais de 3 milhões de clientes do Boozt, mas cerca de 25% do volume total de devolução, revela Ask.

“Ao cancelar estas contas e ao reduzir as devoluções desnecessárias, a Boozt economizou aproximadamente 791 toneladas de CO2 em 2022, o que eliminou a necessidade de aproximadamente 600 veículos de carga de entrega durante um ano”, diz ele.

A empresa de comércio eletrónico está registada na NASDAQ e possui mais de 1200 funcionários. A Boozt AB opera em vários países europeus.

O custo ambiental das compras online

Incapazes de experimentar ou testar itens online, é mais provável que os compradores peçam vários tamanhos e cores e depois devolvam os itens que não desejam.

As compras online, portanto, resultam num maior número de trocas ou devoluções do que as compras na loja.

Devoluções gratuitas tornaram-se a norma para os principais retalhistas online, o que incentiva este comportamento.

As devoluções são um grande problema na Europa?

Algumas nações europeias proibiram a destruição de produtos devolvidos utilizáveis, como eletrónicos e roupas. No entanto, os retalhistas online podem contornar isso transportando itens para países que não impõem uma proibição.

O maior retalhista de moda online da Europa, Zalando, entregou mais de 250 milhões de pedidos somente em 2021. Destes, cerca de metade foram devolvidos.

Uma investigação recente que rastreou itens durante o processo de devolução revelou que esses itens às vezes são enviados a milhares de quilómetros entre as instalações de devolução, com alguns terminando em aterros sanitários, apesar da promessa do retalhista de devoluções 'neutras para o clima'.

Cerca de 20 milhões de retornos acabam diretamente numa central de incineração de resíduos todos os anos, de acordo com um grupo de pesquisa da Universidade de Bamberg, na Alemanha.

Os compradores online europeus de 18 a 24 anos devolveram a maior proporção de itens comprados na web em 2021, de acordo com dados da Statista.

Dos seis países analisados ​​- Reino Unido, Espanha, Itália, França, Suíça e Alemanha - a Suíça teve a maior taxa de devolução online em mais de 20 por cento.

Uma pesquisa do Retail Technology Show com mais de 1000 compradores do Reino Unido descobriu que o cliente médio devolve 15% dos itens comprados online - com uma taxa próxima a 30% para devoluções de moda.

Também revelou que 6% dos entrevistados foram banidos por uma marca por devolução em série, enquanto 15% dos compradores da Geração Z enfrentaram proibições.  Euronews.green


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