A empresa de retalho de moda online Boozt AB afirma que os retornos excessivos são péssimos para os negócios e para o meio ambiente
A retalhista
de moda online Boozt AB, com sede na Suécia, bloqueou 42000 clientes por
devolverem muitos itens.
Ao
anunciar a mudança, o retalhista disse que os retornos excessivos eram muito
caros para a empresa e para o meio ambiente.
A
loja online multimarcas vende roupas e produtos de beleza.
Os
clientes que foram bloqueados indefinidamente devolveram os itens porque não
serviam ou porque se arrependeram da compra, de acordo com o porta-voz da
empresa, Ask Kirkeskov Riis.
Esses
clientes "exploram repetidamente os altos níveis de serviço de frete
grátis e devoluções às custas dos nossos negócios, de outros clientes e do meio
ambiente", acrescenta.
Quanto custaram ao planeta os retornos?
Os
clientes bloqueados representam menos de 2% dos mais de 3 milhões de clientes
do Boozt, mas cerca de 25% do volume total de devolução, revela Ask.
“Ao
cancelar estas contas e ao reduzir as devoluções desnecessárias, a Boozt
economizou aproximadamente 791 toneladas de CO2 em 2022, o que eliminou a
necessidade de aproximadamente 600 veículos de carga de entrega durante um
ano”, diz ele.
A
empresa de comércio eletrónico está registada na NASDAQ e possui mais de 1200
funcionários. A Boozt AB opera em vários países europeus.
O custo ambiental das compras online
Incapazes
de experimentar ou testar itens online, é mais provável que os
compradores peçam vários tamanhos e cores e depois devolvam os itens que não
desejam.
As
compras online, portanto, resultam num maior número de trocas ou
devoluções do que as compras na loja.
Devoluções
gratuitas tornaram-se a norma para os principais retalhistas online, o
que incentiva este comportamento.
As devoluções são um grande problema na Europa?
Algumas
nações europeias proibiram a destruição de produtos devolvidos utilizáveis,
como eletrónicos e roupas. No entanto, os retalhistas online podem
contornar isso transportando itens para países que não impõem uma proibição.
O
maior retalhista de moda online da Europa, Zalando, entregou mais de 250
milhões de pedidos somente em 2021. Destes, cerca de metade foram devolvidos.
Uma
investigação recente que rastreou itens durante o processo de devolução revelou
que esses itens às vezes são enviados a milhares de quilómetros entre as
instalações de devolução, com alguns terminando em aterros sanitários, apesar
da promessa do retalhista de devoluções 'neutras para o clima'.
Cerca
de 20 milhões de retornos acabam diretamente numa central de incineração de
resíduos todos os anos, de acordo com um grupo de pesquisa da Universidade de
Bamberg, na Alemanha.
Os
compradores online europeus de 18 a 24 anos devolveram a maior proporção
de itens comprados na web em 2021, de acordo com dados da Statista.
Dos
seis países analisados - Reino Unido, Espanha, Itália, França, Suíça e
Alemanha - a Suíça teve a maior taxa de devolução online em mais de 20
por cento.
Uma
pesquisa do Retail Technology Show com mais de 1000 compradores do Reino Unido
descobriu que o cliente médio devolve 15% dos itens comprados online -
com uma taxa próxima a 30% para devoluções de moda.
Também revelou que 6% dos entrevistados foram banidos por uma marca por devolução em série, enquanto 15% dos compradores da Geração Z enfrentaram proibições. Euronews.green
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