As autoridades portuguesas e brasileiras organizaram neste dia 13 um seminário empresarial, numa oportunidade para Portugal mostrar o que tem de melhor, num evento que concluiu as celebrações do Dia de Portugal no Brasil, disse o diretor da AICEP Brasil.
“Mostrar
o que melhor as empresas portuguesas fazem, numa perspectiva de Portugal
moderno, competitivo, aliando com setores mais tradicionais, mas que hoje são
altamente tecnológicos”, afirmou à Lusa o diretor da Agência para o
Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) no Brasil, Francisco Saião
Costa, à margem do Seminário Empresarial Brasil-Portugal, em Brasília.
Marcaram
presença dezenas de empresários e o secretário-executivo do Ministério do
Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil, embaixador Laudemar
Aguiar, o secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro português, António
Mendonça Mendes, e o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos.
Neste
evento, frisou Francisco Saião Costa, foi possível trazer” muitos empresários e
muitas empresas de diferentes pontos do Brasil”, num espaço de partilha para
novas oportunidades de negócio, num “último momento de celebração do Dia de
Portugal” em Brasília, com uma “componente económica”, referindo-se às
comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas,
organizado na segunda-feira na Embaixada de Portugal no Brasil.
Em
relação ao memorando de entendimento assinado, aquando da visita do Presidente
brasileiro, em abril, a Portugal, entre a AICEP e a Agência Brasileira de
Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Saião Costa, reforçou que
incidirá em ‘startups’ e pequenas e médias empresas, mas também na
Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
“Para
nós sem uma Apex forte, sem uma integração brasileira na CPLP no âmbito económico
não faria sentido”, disse, reforçando ainda que as duas agências têm como
objetivo o reforço na capacitação de lideranças no feminino, em projetos de sustentabilidade
e transição energética.
Por
outro lado, no seu discurso, o responsável pela agência que promove produtos e
serviços brasileiros no exterior, Jorge Viana, considerou que Portugal é para o
Brasil o “espaço na Europa”, naquela que era uma parceria “adormecida que agora
retoma com muita força”.
“Vivemos
[segunda-feira] um momento muito especial nessa retomada de relacionamento
Brasil-Portugal”, considerou, referindo-se às celebrações do Dia de Portugal na
Embaixada de Portugal no Brasil.
Centenas
de pessoas estiveram na sessão de abertura, que contou com a presença de outros
membros dos Governos de Portugal e do Brasil, e seguiram vários painéis de
empresários dos dois países que falaram sobre transição energética e
responsabilidade corporativa, segundo a embaixada.
O
presidente da Apex liderou uma missão empresarial ao país lusitano em abril. “A
ApexBrasil desempenhará um papel fundamental no restabelecimento de uma relação
económica, social, política e afetiva sólida entre os dois países, trazendo
benefícios para ambas as nações e seus povos. Portugal é o Brasil na Europa!”,
afirmou na altura. In “Mundo Lusíada” – Brasil com “Lusa”
Sem comentários:
Enviar um comentário