Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 10 de junho de 2023

Cabo Verde - 29ª edição do Mindelact celebra centenário de Amílcar Cabral

A 29ª edição do Festival Internacional de Teatro do Mindelo, Mindelact, acontece entre 03 e 11 de Novembro, numa edição que tem como mote a liberdade e antecipa a celebração do Centenário do Nascimento de Amílcar Cabral. A edição também vai homenagear Samira Pereira


A informação foi partilhada pela associação, segundo a qual a “Edição Liberdade”, como está intitulada o festival este ano, vem mostrar que “as artes performativas são, na sua génese e natureza, uma ferramenta para a livre expressão, sem amarras, sem preconceitos, sem medos e um instrumento para abrir mentes e horizontes”.

Ela é, igualmente, uma pré-celebração do Centenário do Nascimento de Amílcar Cabral, que se comemora no próximo ano.

Produção da África do Sul pela primeira vez

Nesta edição, diz a associação, o Palco 01 manterá a sua identidade, ao apresentar grandes propostas cénicas nacionais e internacionais, sendo de destacar a presença, pela primeira vez, de uma produção da África do Sul, dirigida e interpretada por mulheres.

Homenagem à Samira Pereira

“Flávia Gusmão fechará o ciclo de 5 produções dedicadas à nossa querida ativista Samira Pereira, apresentando a sua inquietante criação “Bochizami”, com um elenco de várias gerações”, avança a mesma fonte.

O espetáculo dará destaque a premiada atriz nacional Vitalina Varela, que pela primeira vez se apresentará no Mindelo.

Outro destaque já confirmado é a estreia absoluta de uma coprodução entre o Festival Mindelact e o Teatro da Garagem, de Lisboa, uma encenação de Carlos Pessoa da “versão” de Aimé Césaire, o poeta da negritude, do texto de Shakespeare, “Tempestade”, a que o autor deu o título de “Uma Tempestade”.

“Estes exemplos, na edição que tem o mote da “Liberdade”, não são fortuitos nem acidentais. São escolhas que pretendem dar voz a quem não a tem ou a quem está a sofrer tentativas de silenciamento, de dar palco a quem não tem palco, promovendo uma reflexão que se pretende ativa e radical”, afirma a organização.

Palco II dedicado ao nacional

Já o Palco 2 será todo ele dedicado às artes performativas nacionais, com uma vasta mostra de trabalhos cénicos que têm sido construídos a partir de, ou com a colaboração, do projeto Tri*Pé Três Ilhas Três Artes.

“Estejam pois, preparados, para mais uma fantástica edição do festival Mindelact”, avisa a organização. In “A Nação” – Cabo Verde


Sem comentários:

Enviar um comentário