Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 16 de junho de 2023

China - Produtos lusófonos e de Macau “muito bem recebidos” em Qingdao

Durante os cinco dias de promoção em Qingdao, os produtos de Macau e lusófonos foram “muito bem recebidos” pelos consumidores. Segundo o IPIM, metade das empresas venderam todos os produtos até ao quarto dia do evento


Na Semana de Macau em Qingdao, as 28 empresas do território que estiveram presentes “desfrutaram de um número elevado de vendas”. Segundo o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), as etiquetas “Fabricado em Macau”, “Marca de Macau” e os produtos dos países de língua portuguesa foram “muito bem recebidos” pelos consumidores de Qingdao. Tanto que, mais de metade das empresas “venderam todos os seus produtos disponíveis até ao quarto dia da exposição, sobrando apenas algumas prateleiras para exposição e apresentação”, enquanto “outras reabasteceram os seus produtos novamente”.

Durante cinco dias, companhias do território estiveram a promover os produtos naquela cidade da província de Shandong. “Alguns empresários de Qingdao consideraram os produtos de Macau e dos países de língua portuguesa como sendo de boa e elevada qualidade, e planeiam futuramente viajar a esses destinos para experimentar a sua gastronomia pessoalmente”, destaca.

O IPIM acrescenta que alguns expositores de negócios de padaria afirmaram que tinham abastecido os seus inventários antes da exposição, mas, ainda assim, os produtos “foram todos consumidos até ao segundo dia da exposição”. Segundo o organismo, estes negócios estabelecerão colaborações com potenciais agentes que conheceram durante os eventos, por forma a levarem os seus produtos para Shandong.

Além das exposições e vendas presenciais, foi adoptada pela primeira vez a transmissão ao vivo para comércio electrónico. Através deste meio, alguns clientes do Interior da China fizeram encomendas para produtos especiais de Macau e dos países lusófonos, como produtos de artesanato, bolos, molhos, vinhos e roupas.

Ao longo da Semana de Macau em Qingdao, o IPIM coorganizou, em conjunto com instituições da cidade chinesa, uma sessão de promoção de convenções, exposições, comércio e investimento. Nesta sessão, participaram 150 representantes de empresas de ambos os lados, abrangendo sectores como a venda a retalho e grossista, comércio de vinhos, restauração, comércio electrónico, turismo cultural e exposições. No total, foram organizados mais de 100 encontros.

“Os empresários de Qingdao e Macau mostraram-se satisfeitos com a organização e eficiência do evento, acreditando que não só serviu para aprofundar os seus conhecimentos sobre as vantagens de levar a cabo negócios e organizar exposições e conferências em Macau, mas também para permitir que se encontrassem com empresas nos seus respectivos sectores, estabelecendo interacções e contactos eficientes e promovendo a cooperação económica entre ambos os locais”, refere o IPIM. In “Jornal Tribuna de Macau” - Macau


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