Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Índia - Festival de Artes e Literatura de Goa que sobreviveu à pandemia, está de volta


O Festival de Artes e Literatura de Goa (GALF) foi inaugurado no dia 19 de janeiro de 2023, no Laran Lawns do International Centre Goa (ICG) em Dona Paula.

Recebido por rostos sorridentes no balcão de registo, a noite começou quente com o belo pôr do sol e a hora dourada foi imediatamente substituída por uma série de luzes que abraçavam as árvores no relvado do ICG.

A inauguração foi protagonizada pelo escritor José Lourenço, cuja voz animou a noite.

Sentado no cenário perfeito, o público ouviu com ouvidos atentos e rostos sorridentes as histórias e experiências de alguns dos melhores literatos e intelectuais que mereceram o lugar no palco da função.

“O International Centre Goa é um espaço estimulante para arte, escritores, deficientes e oprimidos, visitantes e viajantes. É este lugar que alimentou e deu vida ao GALF, juntamente com o Grupo de Escritores de Goa”, disse Lourenço.

O chefe-executivo do ICG, Dr. Pushkar, deu as boas-vindas aos participantes do festival.

“A 11ª edição do GALF é única porque é uma edição de retorno. Esperamos que continue sendo a única edição de retorno. O que é realmente significativo do nosso ponto de vista é que o GALF sobreviveu à pandemia e, por isso, o ICG e o presidente do ICG, Yatin Kakodkar, devem receber o crédito. É ele quem assumiu toda a responsabilidade de angariar todos os fundos para organizar o GALF”, disse.

A cerimónia contou com discursos do herói militar e escritor, major-general Ian Cardozo (Retd) e do economista recebedor do Prémio Nobel Abhijit Banerjee, que foi seguido pela inauguração da obra de arte do GALF pelo artista goês Nirupa Naik.

O major-general Ian Cardozo deixou a multidão maravilhada ao relembrar Goa que está gravada na sua memória, enquanto Abhijit Banerjee compartilhou a sua visão sobre pobreza, saúde mental e outros assuntos económicos.

Organizado pelo International Centre Goa (ICG) em associação com o Goa Writers Group e com apoio substancial do Departamento de Turismo e do Departamento de Arte e Cultura do Governo de Goa, o festival tem a curadoria do premiado Jnanpith, Damodar Mauzo (bhai) e o jornalista da cidade, Vivek Menezes.

“O GALF foi iniciado há 13 anos. É lindo, hoje estou tentando absorver o máximo possível. O major-general Cardozo nunca foi convidado a ir a Goa para ser celebrado como um herói goês, o GALF é o primeiro a fazê-lo e sinto-me humilhado. O que está a acontecer hoje com estes tipos de delegados ilustres que se reuniram de tantos lugares era realmente impossível de imaginar quando bhai e eu começamos a conceber isso junto com o ICG”, compartilhou Vivek. Kátia Goes – Goa in “Gomantak Times”


 

Sem comentários:

Enviar um comentário