Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Brasil – Lançamento em São Paulo do livro Sob as asas da fala e da escrita: histórias da vida de Henrique Rattner

Obra reconstitui a trajetória de um ex-professor da Universidade de São Paulo que se destacou no estudo da comunidade judaica

SÃO PAULO – Para assinalar a passagem do centenário de nascimento do sociólogo Henrique Rattner (1923-2011), o jornalista Jair Rattner (1960), seu filho, acaba de lançar o livro Sob as asas da fala e da escrita: histórias da vida de Henrique Rattner (Lisboa, edição de autor, 2023), obra que reconstitui a trajetória de um intelectual que marcou sua atuação como professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). A cerimônia de lançamento está marcada para o dia 5 de fevereiro, domingo, às 15 horas, no Plenário (salão de reuniões da diretoria), no primeiro andar, no Clube Hebraica, localizado à Rua Hungria, 1000, no bairro de Pinheiros, em São Paulo-SP.

O lançamento da obra coincide com o dia do nascimento do professor e deverá atrair não só alunos e ex-alunos da USP como jornalistas e intelectuais de todo o País.  Escrito em estilo memorialístico, o livro reconstitui a trajetória de vida do professor, que, nascido em Viena em meio a uma comunidade judaica, imigrou para o Brasil em 1951 e, com muito esforço, chegou ao título de livre-docente na FFLCH/USP, ao mesmo tempo em que atuava como pesquisador e dava aulas de Sociologia na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio  Vargas (FGV), sem deixar de trabalhar, de 1955 a 1967, no Lar das Crianças, instituição da Congregação Israelita Paulista.

Para escrever o livro, Jair Rattner, em 2000, chegou a fazer algumas entrevistas com o pai, além de pedir informações à mãe e demais familiares e consultar textos sobre refugiados judeus em que o personagem é citado. À época pré-Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a família de Henrique Rattner teve de deixar a Áustria para fugir às perseguições das hordas nazistas. Depois de tentar sobreviver como mecânico na Suíça e na Bélgica, Henrique com o pai e a mãe estabeleceu-se na Palestina, passando a viver num kibutz. Lá, casou-se com a filha da família de cuidava do kibutz.

Depois que a família do pai já estava em São Paulo, imigrou para o Brasil. Para sobreviver, Henrique e a mulher passaram a dar aulas de hebraico em escolas da comunidade judaica. Ao final de 1954, foi convidado pela Federação Israelita do Estado de São Paulo para dirigir o campo de férias para crianças e adolescentes da comunidade, que se realizava em Poços de Caldas. E, depois de um mês de trabalho, convidado a dirigir o Lar das Crianças.

Por iniciativa do professor Florestan Fernandes, fez o curso de Ciências Sociais na USP e, mais tarde, foi convidado para atuar como professor. A partir daí, cumpriu brilhante carreira como professor universitário, chegando aos títulos de mestre, doutor e livre-docente, além de participar e organizar muitos seminários na USP e até no exterior. De 1988 a 1994, durante três mandatos, foi presidente da Associação Janusz Korczac, entidade dedicada à divulgação das ideias e da prática pedagógica do educador polonês. Sob a supervisão da filha Daphne, em 2012, foram publicados póstumos dois livros seus, um pela Editora da USP (Edusp), Rumos do século XXI: a era das incertezas, e outro pela Editora Senac, Uma ponte para a sociedade sustentável.

Ao final do livro, Jair Rattner anexou três trabalhos da lavra do pai. No primeiro, “Aonde vão as sociedades Leste-Europeias?”, o professor analisa o futuro daquelas nações, colocando as reflexões que fez depois de uma viagem, em 1970, à União Soviética e seus países satélites, a uma época em que essa missão era pouco acessível a quem não estava alinhado com os partidos comunistas. No segundo texto, “Sobre o desenvolvimento sustentado”, discute a harmonização do desenvolvimento industrial com a questão ambiental e o respeito pelos direitos das pessoas. No terceiro, “Sobre o Oriente Médio”, analisa um assunto que também o acompanhou durante toda a vida, a paz em Israel e o respeito ao direito de todos os povos que vivem na região, texto que ainda mantém a atualidade.                      

Currículo do autor

Graduado em Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP), em 1983, Jair Rattner  é mestre em Literatura e Cultura Portuguesas – Época Moderna (1993) e doutor em Ciências da Comunicação (especialidade em Estudos dos Media e do Jornalismo) pela Universidade Nova de Lisboa (2019). É autor de Verdades Pobres de Tomás Pinto Brandão – edição crítica e estudo, publicado em 2018 pela editora Beau Bassin/Novas Edições Acadêmicas, de Mauritius, seu trabalho de mestrado em Letras, em que faz uma edição crítica e um estudo de um códice que consta do arquivo da Biblioteca do Palácio Nacional da Ajuda, de Lisboa, e reúne poemas daquele vate barroco (1664-1743).

Nascido em São Paulo-SP, vive em Portugal desde 1988. Foi correspondente de O Estado de S. Paulo e, hoje, faz colaborações para este jornal, para a Folha de S. Paulo e O Tempo, de Belo Horizonte, bem como para a BBC Brasil e para o serviço brasileiro da rádio da Deustche Welle, da Alemanha. Antes, foi locutor na Rádio Coreia, em Seul. Foi também presidente da Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal.

________________________________

Sob as asas da fala e da escrita: histórias da vida de Henrique Rattner, de Jair Rattner. Lisboa: edição de autor, 152 páginas, 2023. Preço do exemplar: R$ 50,00 (mais frete). Pedidos para o autor pelo e-mail: jair.rattner@gmail.com


Sem comentários:

Enviar um comentário