Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Finlândia - Viagens regulares ao parque podem reduzir a dependência de antidepressivos


Visitar espaços verdes pode reduzir drasticamente o uso de drogas para a saúde mental, descobriu uma pesquisa.

Ir a um parque, jardim comunitário ou outro espaço verde urbano entre três e quatro vezes por semana pode reduzir em um terço as possibilidades de as pessoas tomarem remédios para ansiedade ou depressão.

O impacto positivo - documentado por investigadores do Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar - também se estende à saúde física.

Visitar espaços verdes reduz em um terço e um quarto as possibilidades de um morador da cidade tomar remédios para asma ou pressão alta, respectivamente.

“Acumular evidências científicas que apoiem os benefícios para a saúde da exposição à natureza provavelmente aumentará a oferta de espaços verdes de alta qualidade em ambientes urbanos e promoverá o seu uso ativo”, escrevem os investigadores.

Por que os espaços verdes são bons para a saúde mental?

Mais da metade da população mundial vive em cidades. Até 2030, estima a ONU, esse número aumentará para 60% da população mundial - e uma em cada três pessoas viverá numa cidade com mais de meio milhão de habitantes.

Mas um aumento de dados de investigação sugere que a falta de acesso à natureza tem um impacto negativo na saúde física e mental.

Os investigadores finlandeses entrevistaram 16000 residentes de Helsínquia e arredores.

Os entrevistados foram questionados sobre a frequência com que visitavam espaços verdes – incluindo não apenas florestas e parques, mas pântanos, cemitérios e jardins zoológicos – e “áreas azuis” como lagos.

Os investigadores também coletaram informações dos entrevistados sobre quantos medicamentos prescritos eles tomaram. Isso foi usado como uma indicação geral de saúde mental e física.

A correlação entre o tempo na natureza e o uso de drogas era gritante. Um residente que visita um espaço verde três ou quatro vezes por semana tem 33% menos probabilidade de usar medicamentos para saúde mental e 26% menos probabilidade de usar medicamentos para asma.

Os impactos não foram uniformemente distribuídos. O impacto das visitas aos espaços verdes foi mais pronunciado em áreas socioeconómicas mais baixas - embora as pessoas com rendimento mais baixo tendam a ter menos acesso a esses espaços.

Os espaços verdes são bons para o planeta?

Os espaços verdes são bons para a saúde. Eles também são ótimos para o planeta e ajudam as cidades a se adaptarem ao aumento das temperaturas.

Áreas urbanas - onde o cimento e asfalto absorvem os raios solares - agem como 'ilhas de calor' durante o verão. Durante as ondas de calor, a temperatura em Paris pode subir até 10 graus acima do que nas áreas rurais circundantes.

As árvores em espaços verdes fornecem sombra e libertam humidade refrescante no ar. In Euronews.green


 

Sem comentários:

Enviar um comentário