Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 29 de janeiro de 2023

Guiné-Bissau - Vai ter o primeiro mestrado em Língua Portuguesa

Bissau - A Guiné-Bissau vai ter o primeiro mestrado na história do país, a partir do próximo ano lectivo 2023/2024, em Língua Portuguesa e  vai ser leccionado na Escola Superior Tchico Té.

O primeiro mestrado da história do ensino superior da Guiné-Bissau resulta de um memorando de entendimento rubricado entre o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros português, Francisco André, e o ministro do Ensino Superior bissau-guineense, Timóteo Saba M'bunde.

Esta quinta-feira, 26 de Janeiro, o ministro do Ensino Superior guineense considerou tratar-se de "um dia histórico", salientando que a partir do próximo ano lectivo é possível fazer o mestrado em Língua Portuguesa em Bissau.

"Trata-se de um dia ímpar. A nossa aposta é justamente qualificar o ensino, mas subir um degrau. Sabíamos que era importante contarmos com o nosso parceiro, que é Portugal, um parceiro estratégico, muito importante para o desenvolvimento da Guiné-Bissau, mas, sobretudo, no domínio que tem sido o ensino e a formação", afirmou.

Segundo o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros português, Francisco André, é muito importante que este mestrado seja em Língua Portuguesa. "Este é de facto um projecto no qual valeu muito a pena trabalhar e investir. É um projecto que vai permitir que a partir do próximo ano lectivo 2023-2024 se possa começar um ciclo de formação para conferir o primeiro grau de mestre por uma instituição guineense", afirmou.

"Isso é muito importante, isso demonstra uma grande capacidade da Guiné-Bissau enquanto país de se apropriar da formação dos seus quadros, está num grande caminho de desenvolvimento", acrescentou. In “Agência de Notícias da Guiné” – Guiné-Bissau

 

Sem comentários:

Enviar um comentário