Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Macau - Catarina Cottinelli ocupa em abril chefia da Fundação Oriente em Macau

Catarina Cottinelli será a nova delegada da Fundação Oriente em Macau. A arquitecta de profissão, antiga professora na Universidade de São José, irá suceder a Ana Paula Cleto, que deixará o cargo em Abril. Encarando o cargo de delegada como “um novo desafio”, Catarina Cottinelli tem como objectivo divulgar e promover o espólio da instituição


Catarina Cottinelli aceitou o convite endereçado pelo presidente da Fundação Oriente, Carlos Monjardino, para assumir a função de delegada da instituição em Macau a partir de Abril, substituindo Ana Paula Cleto, que assumiu funções em 2010. Para Catarina Cottinelli, este é “um novo desafio pessoal e profissional”.

A nova delegada diz também assumir as novas funções “com o intuito de divulgar e promover o espólio da Fundação Oriente, que merece ser conhecido por todos.”

A Fundação Oriente salienta, em comunicado, que a escolha de Catarina Cottinelli “decorre em linha com os objectivos estratégicos da delegação na RAEM, no sentido de dar continuidade ao plano de actividades culturais, educativas e sociais e da promoção da língua e cultura portuguesas, quer através de iniciativas próprias, quer por via de parcerias com entidades locais ou da concessão de subsídios.”

Filha do também arquitecto Daciano da Costa, Catarina Cottinelli está em Macau desde 2018, tendo leccionado na Universidade de São José. No ano passado, apresentou a primeira exposição individual “Desenhar Macau”, no âmbito das comemorações do 10 de Junho no território.

Na altura e a propósito da exposição, que deu uma maior visibilidade a esta faceta de Catarina Cottinelli, a autora dos trabalhos disse ter investido numa área que desconhecia, que é a pintura “e que se encontrava na gaveta devido ao último surto epidémico, reflectindo os espaços icónicos de Macau.”

Licenciada em arquitectura pela Universidade Técnica de Lisboa, Catarina Cottinelli possui, entre outros, mestrado em Cor na Arquitectura e doutoramento em Design, tendo obtido o grau de estudos Avançados em Design, também na Faculdade de Arquitectura de Lisboa.

Recorde-se de que a delegação de Macau da Fundação Oriente, instalada na Casa Garden e que passará a ser chefiada a partir de Abril por Catarina Cottinelli, foi estabelecida em 1988 e, além das actividades culturais, tem tido igualmente uma intervenção decisiva, a par com o Camões-Instituto de Cooperação e da Língua, criado em 1989, na ligação de Macau a Portugal, através da promoção da língua e culturas portuguesas. Vitor Rebelo – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”


Sem comentários:

Enviar um comentário