O uso generalizado de carros elétricos é o objetivo de um projeto europeu de nove milhões de euros e que será liderado por uma instituição portuguesa, com São Miguel, nos Açores, como local de testagem das novas propostas
Com
o nome “Gestão de Veículos Elétricos para a neutralidade de carbono na Europa”
(EV4EU), o projeto divulgado é liderado pelo INESC-ID (Instituto de Engenharia
de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento, em Lisboa) e é
financiado pelo programa Horizon, programa-quadro de investigação e inovação da
União Europeia para 2021-2027.
O
EV4EU vai propor e implementar estratégias para impulsionar a utilização
alargada dos veículos elétricos, envolvendo além de Portugal a Eslovénia, a
Grécia e a Dinamarca, num total de 16 parceiros. As estratégias propostas serão
testadas num local de cada um destes países.
O
projeto não está centrado nos veículos elétricos mas na sua integração com as
redes elétricas e com as cidades, explicou à Lusa Hugo Morais, investigador
sénior do INESC-ID, professor no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e
Informática do Instituto Superior Técnico e coordenador do projeto.
“Não
estamos focados nos automóveis serem mais ou menos baratos, até porque
acreditamos que com a evolução tecnológica os preços vão baixar”, disse o
responsável, acrescentando que o local de carregamento de um carro elétrico, ou
o facto de o carregamento ser relativamente lento, são problemas que precisam
ser resolvidos e para os quais, entre outros, o projeto procurará dar
respostas.
Segundo
Hugo Morais o projeto começa em maio e no final do ano começam as demonstrações
das estratégias de gestão centradas no utilizador V2X (Vehicle-to-Everything).
A
tecnologia V2X permite a conexão do veículo com o que o rodeia (outros veículos
e estruturas que o possam afetar ou que ele possa afetar), criando uma rede de
carros inteligentes e uma rede também inteligente de trânsito. Melhora a
segurança e diminui o fluxo de trânsito e o consumo de energia.
Ao
longo do tempo, de acordo com o mesmo responsável, o projeto vai propor novos
tipos de carregadores, novas aplicações para os operadores de carregamento, ou
ferramentas para os operadores de rede.
“Em
2050 80% dos veículos serão elétricos, o que queremos é criar condições para
que essa seja uma transição natural, e que não sejam as infraestruturas a
impedir esse desenvolvimento”, frisou Hugo Morais.
Num
comunicado sobre o projeto o INESC-ID diz que o EV4EU se propõe promover mais
informação sobre aspetos técnicos e valor dos veículos elétricos e da
tecnologia V2X, facilitar a integração de V2X com os Sistemas de Gestão de
Energia em casas/construções e comunidades energéticas, ou criar condições técnicas
para um desenvolvimento mais rápido da infraestrutura V2X.
Quer
também criar novos serviços e modelos de negócio que incentivem os utilizadores
de veículos elétricos, ou propor um quadro legislativo que incentive a
utilização de soluções de transporte sustentáveis, incluindo veículos
elétricos. In “Bom dia Europa” - Luxemburgo
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