O
contrato de concessão para a instalação do novo Cabo Submarino Equiano, para
ligar Portugal à África do Sul, foi assinado na segunda-feira entre o Estado
português e a Google Corporation.
Com
uma vigência de 25 anos, os títulos de concessão foram assinados pela
Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos
(DGRM), em representação do Estado Português, e a Blue Path Technology
Unlimited Company, empresa mandatada para o efeito pela Google LLC.
De
acordo com a DGRM, em comunicado, o Cabo Submarino Equiano, um investimento da
multinacional Google Corporation, “deverá começar a operar em 2022” e vai ter
“uma extensão de 15 mil quilómetros”.
O
cabo de fibra ótica vai permitir ligar Portugal à África do Sul, com ligações
intermédias a Accra (Gana), Lagos (Nigéria), Swakopmund (Namíbia) e Santa
Helena (Rupert’s bay).
A
amarração do cabo Equiano, nome atribuído em referência a Olaudah Equiano,
escritor e abolicionista nigeriano que foi escravizado em criança, vai ser
feita na praia da Califórnia, em Sesimbra (Setúbal), ligando depois à Estação
de Cabos Submarinos já existente no concelho e, a partir daí, “ao ‘backbone’
terrestre”.
“O
processo de autorização do cabo Equiano segue-se ao processo similar do cabo
EllaLink, que já liga Portugal ao Brasil, posicionando cada vez mais o
território nacional” como ‘porta de entrada’ da Europa “para ligações digitais
de última geração”.
O
objetivo é criar “oportunidades únicas para Portugal e um acesso mais rápido de
empresas europeias aos mercados americano e africano”, pode ler-se no
comunicado.
Segundo
a DGRM, a assinatura dos “Títulos de Utilização Privativa, no regime de
concessão”, do cabo Equiano resultou de “um processo prévio de autorização para
utilização do Espaço Marítimo Nacional, instruído no Balcão Eletrónico do Mar”.
Os
novos cabos submarinos de fibras óticas visam “disponibilizar banda ultra larga
de transporte de dados e responder às novas gerações de aplicações informáticas
e novos conceitos de computação, como por exemplo o ‘cloud computing’,
‘e-commerce’ ou ‘vídeo on-demand’, e ao crescente número de utilizadores” a
nível global, disse a DGRM. In “Mundo Lusíada” – Brasil com “Lusa”
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