Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Macau - Paul Pun deixa de ser director da Escola São João de Brito, 35 anos depois de ter fundado a instituição

Paul Pun já não é o director da Escola São João de Brito, 35 anos depois de ter fundado a instituição. Ao Ponto Final, o secretário-geral da Caritas recordou a fundação da escola e adiantou que, apesar de deixar o cargo de director, vai continuar a ajudar a escola. “Fico feliz por ter tido a oportunidade de ter contribuído para a formação de crianças e jovens ao longo de 35 anos”, afirmou Paul Pun


Terça-feira foi o último dia de Paul Pun como director da Escola São João de Brito, instituição de ensino fundada pelo próprio há 35 anos. Segundo explicou ao Ponto Final, Paul Pun sai da escola devido ao novo estatuto do pessoal docente, que o impede de acumular as funções de director da escola com as funções de secretário-geral da Caritas.

A ideia para a fundação da escola surgiu ainda em 1985, quando Paul Pun constatou que havia crianças que não eram aceites nas escolas locais e que, por isso, tinham de passar o dia na rua. “Por isso, imediatamente propus ao Instituto de Acção Social fundar uma escola e eles disseram que sim”, recordou.

Inicialmente, o sítio encontrado foi uma fábrica na Avenida Almirante Lacerda. O espaço foi então transformado numa escola e Paul Pun fundou a instituição ainda nesse ano, tornando-se director da instituição. No entanto, em 1986 foi estudar para a Universidade de Guam e mais tarde para os Estados Unidos, e por isso teve de passar a pasta. Esteve cinco anos no estrangeiro e, quando regressou, o director da altura saiu numa missão católica. A partir de 1991, Paul Pun voltou a ser director da escola, tendo exercido o cargo até agora.

Com o novo estatuto do pessoal docente, Paul Pun foi obrigado a escolher entre a Caritas e a escola São João de Brito. “Ou ficava como director ou ficava como secretário-geral da Caritas. Como a Caritas recebe mais pessoas e consegue tratar de pessoas mais vulneráveis, escolhi deixar a escola. Na Caritas consigo ajudar mais gente”, justificou.

Paul Pun adiantou que, apesar de deixar as funções de director, vai continuar ligado à escola, ajudando nos trabalhos do dia-a-dia. Cheong Chun Cheng sucede a Paul Pun como director da escola São João de Brito. “Não fico triste. Fico feliz por ter tido a oportunidade de ter contribuído para a formação de crianças e jovens ao longo de 35 anos”, comentou Paul Pun.

A escola mudou-se em 1990 para a Rua de Pedro Coutinho e actualmente serve o ensino básico e secundário, ainda que inicialmente tenha sido uma escola de formação profissional. A Escola São João de Brito tem também ensino nocturno.

Sob a chancela da Caritas, a missão da Escola São João de Brito é “promover a solidariedade social, ajudar os mais desfavorecidos e criar oportunidades”, lê-se no sítio da instituição de ensino, que acrescenta que o objectivo passa por pôr em prática o princípio de “educação para todos”. André Vinagre – Macau in “Ponto Final”

andrevinagre.pontofinal@gmail.com 


Sem comentários:

Enviar um comentário