O
Instituto Politécnico de Macau (IPM) organizou um seminário do Encerramento dos
Estágios da Licenciatura em Português, com o objectivo de criar um espaço de
diálogo entre as instituições do ensino secundário e ensino superior,
particularmente no âmbito da Língua Portuguesa.
De
acordo com o IPM, o curso de licenciatura em Português da Escola Superior de
Línguas e Tradução compreende duas áreas de especialização, em que os
estudantes podem optar pela vertente de Língua e Cultura, ou pelo Ensino. Nesse
sentido, os alunos de especialização em Ensino têm de realizar um estágio de
prática pedagógica supervisionada numa escola no território. Após a conclusão
do estágio e do curso, os estagiários obtêm as qualificações necessárias para a
docência da Língua Portuguesa em escolas do ensino secundário em Macau.
O
seminário contou com a participação dos diferentes “actores” envolvidos no
ensino do Português na RAEM, nomeadamente das escolas secundárias que acolheram
os alunos estagiários da licenciatura. Foram analisados o exercício prático dos
estágios e o ensino da Língua Portuguesa nas escolas secundárias e nas
universidades, o que, segundo o IPM, permitiu estreitar as relações entre os
dois níveis de ensino e estabelecer espaços de diálogo sobre o
ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa.
No
seminário, estiveram presentes o chefe do Departamento do Ensino Superior da
DSEDJ, Roberto Carlos Xavier, o director do Centro de Difusão de Línguas da
DSEDJ, Wong Chang Chi, a professora emérita da Universidade do Porto, Isabel
Pires de Lima (por videoconferência), assim como directores, subdirectores e
professores dos estabelecimentos de ensino que acolhem os estagiários da
Licenciatura em Português, nomeadamente Escola Pui Ching, Zheng Guanying,
Secundária Luís Gonzaga Gomes, Luso-Chinesa Técnico-Profissional, Escola de
Talentos (Hou Kong) e Escola Xinhua. O seminário encerrou com uma comunicação
de Shee Va, escritor e membro do Conselho Consultivo da Licenciatura em
Português. In “Jornal Tribuna de Macau” - Macau
Sem comentários:
Enviar um comentário