Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 15 de maio de 2021

Fórum da Sociedade Civil da CPLP propõe que os países tenham agenda de desenvolvimento


Cidade da Praia – O presidente da VerdeFam disse que o Fórum da Sociedade Civil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa propõe que os países tenham agenda de desenvolvimento, com quadros de acção a longo prazo para as organizações da sociedade.

Francisco Tavares fez esta intervenção à imprensa, durante a apresentação do terceiro Encontro do Fórum da Sociedade Civil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (FSC-CPLP), que acontece entre nos dias 20 e 21 de Maio, via zoom.

Conforme apontou, o fórum da sociedade civil é uma organização representativa dos estados membros da CPLP, que teve o seu reconhecimento pela vigésima reunião ordinária do Conselhos de Ministros da organização, realizada em Díli, Timor Leste, em 2015.

Segundo destacou, quando se fala da sociedade civil e desenvolvimento sustentável, pressupõe que os países tenham agenda de desenvolvimento, e essas agendas devem ser referencias e quadros de acção a longo prazo para as organizações da sociedade civil, balizando as suas acções em referências globais.

“É desta forma que as organizações da sociedade civil participam no desenvolvimento sustentável e trabalhando de forma alinhada com as autoridades da sociedade civil”, referiu.

De acordo com o responsável, este ano o evento vai ocorrer num contexto especial da pandemia, que determina a prioridade para emergência económica social e sanitária, em que “todos os países tiveram recessão economia em 2020”, enfrentando a crise com a melhores das suas capacidades.

“Seguramente em todos os outros países da CPLP, existe uma tendência vincada de empobrecimento e assim cada vez mais gente corre o risco de ficar para trás”, salientou, sublinhando que o contexto recentra o papel e a importância das organizações da sociedade civil, porque são elas o “garante essencial para que ninguém fique para trás”.

“A parceria das organizações da sociedade civil contribui de forma essencial para se criar um contexto favorável, para se impulsionar mudança e se acelerar o progresso”, ressaltou o presidente da Associação Cabo-verdiana para a Protecção da Família.

Conforme a agenda do evento, haverá uma aula magna sobre a mobilidade e integração no espaço da CPLP, ministrada pelo secretário executivo da organização Francisco Ribeiro de Telles e pelo embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro.

Além disso, vários temas vão ser discutidos, destacando o papel do fórum no âmbito da CPLP, a sociedade civil e a agenda 2030 dos países da CPLP, o papel das organizações da sociedade civil da CPLP na implementação dos objectivos do desenvolvimento sustentável, entre outros. In “Inforpress” – Cabo Verde


 

Sem comentários:

Enviar um comentário