“Ler e falar o mundo em português” é o tema das VII Jornadas Pedagógicas promovidas pelo Centro de Língua Portuguesa da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), na próxima semana, em Díli
Promovidas
no âmbito do projeto FOCO-UNTL e em articulação com a Embaixada de Portugal em
Díli, as jornadas incluem vários seminários e debates sobre vários temas,
incluindo a situação geral do ensino da língua portuguesa em Timor-Leste.
“A
leitura e a formação de leitores representam um desafio cada vez mais complexo
para alunos e professores, e as dificuldades em ler e comunicar de forma eficaz
são uma realidade em muitos contextos académicos e profissionais, espera-se que
a pesquisa, nesta área, possa contribuir com novos conhecimentos, métodos e
práticas para um ensino mais eficiente da língua portuguesa”, refere uma nota
dos organizadores enviada à Lusa.
Entre
os dias 19 e 21 de outubro, especialistas, professores e alunos reúnem-se numa
iniciativa que conta com a participação do Gabinete de Pós-Graduação e Pesquisa
da UNTL e da Faculdade de Educação, Artes e Humanidades, a decorrer no ‘campus’
da UNTL e no Centro Cultural Português.
“Num
momento em que estudos realizados nos mais diversos contextos culturais e
sociais alertam para a relação entre a competência leitora e o desenvolvimento
de competências linguísticas e comunicativas, pretende-se que esta edição das
Jornadas proporcione uma oportunidade de reflexão sobre as relações que se
estabelecem entre literatura, leitura e prática docente no processo de ensino e
aprendizagem do português”, sublinham os organizadores.
“Pensar
a língua portuguesa e o seu ensino em Timor, nos países lusófonos, no mundo,
num contexto em que a sala de aula é cada vez mais um espaço multilingue e
multicultural povoado por diferentes conhecimentos tecnológicos e onde o papel
da literatura e da leitura é frequentemente questionado, constitui o grande
desafio proposto aos investigadores”, referem.
As
jornadas pretendem, entre outros objetivos “divulgar trabalhos de monografia
realizados por alunos finalistas, apresentar comunicações ou pósteres no âmbito
dos eixos definidos, e partilhar iniciativas e projetos realizados ou em curso
no domínio da língua portuguesa”.
Trata-se
de procurar “promover um espaço plural de divulgação do conhecimento e de
debate nas áreas da didática, da linguística, da educação digital, da cultura e
literatura em língua portuguesa”.
Entre
os temas, no programa de três dias, contam-se apresentações sobre estratégias
para a motivação da leitura, a promoção da leitura e da escrita na educação
pré-escolar, a aprendizagem do português no contexto de língua não materna ou
como língua estrangeira.
Ensino
à distância, educação digital, traduções, análises das obras do principal
escritor timorense Luís Cardoso, promoção da aprendizagem em ciências,
pedagogia, poesia, gramática e literatura são outros dos temas. In “Bom dia
Europa” – Luxemburgo com “Lusa”
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