Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Reino Unido – Cria de bisonte selvagem europeu nasce pela primeira vez em milhares de anos, após gravidez surpresa

Uma cria de bisonte nasceu no Reino Unido pela primeira vez em milénios como parte de um projeto inovador de renaturalização.

A feliz surpresa foi descoberta por guardas-florestais após terem realizado verificações num rebanho de bisontes em West Blean e Thornden Woods, perto de Canterbury neste mês de outubro.


A mãe da cria e duas outras fêmeas de bisonte foram soltas na floresta em julho como parte de uma iniciativa selvagem entre Kent Wildlife Trust e Wildwood Trust, para combater as crises climáticas e de biodiversidade.

A fêmea escondeu a sua gravidez para evitar predadores e os guardas-florestais desconheciam a chegada iminente do acontecimento.

“Quando o bisonte deu os seus primeiros passos na natureza há apenas algumas semanas, era difícil imaginar que algo pudesse chegar perto da alegria que sentimos naquele momento”, afirmou Mark Habben, diretor de operações do zoológico do Wildwood Trust.

“Mas aqui estamos a comemorar a chegada de uma cria de bisonte.”

Como o bisonte ajuda a biodiversidade?

Este poderoso gado destaca-se pelo seu tamanho e é isso que os torna tão úteis no controlo do seu habitat.

"Então, os bisontes europeus são geralmente chamados de mega herbívoros. Eles são o maior animal terrestre da Europa. E por causa do seu tamanho e por causa dos seus comportamentos, eles têm um enorme impacto sobre o meio ambiente. Eles são realmente engenheiros ecológicos." diz Paul Whitfield, diretor geral da Wildwood Trust.

“Há uma crise climática, há uma crise de biodiversidade e, particularmente no Reino Unido, os níveis de biodiversidade são excepcionalmente baixos. Não estamos num bom estado e libertar o bisonte como engenheiro de ecossistema ajudará a reverter essa situação.

"O bisonte vai pastar, vai pastar, vai esfregar-se nas árvores e vai derrubar muita madeira morta não nativa e algumas árvores nativas também, criando clareiras, criando habitats mais diversos em que a vida selvagem pode prosperar."

Quando é que o bisonte selvagem foi extinto na Europa?

Apesar de pesar quase uma tonelada cada, estes bisontes são uma espécie ameaçada de extinção e a sua reintrodução na natureza é um projeto crítico para restaurar os números.

Os animais foram caçados até à extinção na natureza, na medida em que na década de 1930 não existia nenhum bisonte selvagem na Europa.

Acredita-se que o bisonte das estepes tenha vivido no Reino Unido até cerca de 6000 anos atrás, quando as alterações no habitat e a caça levaram à sua extinção global. O bisonte europeu que foi solto em Kent como parte deste projeto de renaturalização é um descendente da espécie e o seu parente vivo mais próximo.

"[Em] 1927, o último bisonte europeu do mundo foi morto na natureza. E isso é realmente trágico. Mas havia 50 desses animais [que] permaneceram em coleções zoológicas, o que levou a um esforço de reprodução muito extenso e intensivo, o que nos levou ao ponto em que estamos hoje com mais de oito mil e quinhentos bisontes europeus no mundo", diz Habben.

O que acontecerá com o bisonte?

As fêmeas serão acompanhadas por um macho vindo da Alemanha nos próximos meses, onde se espera que se reproduzam e comecem um novo rebanho no sul da Inglaterra.

Atualmente, o bisonte tem 50 hectares de espaço para pastar, mas isso aumentará drasticamente à medida que o projeto avança.

Ao pastar, o bisonte cria uma paisagem naturalmente bio diversa.

Porcos selvagens e póneis podem ser introduzidos mais tarde para melhorar ainda mais o habitat natural das florestas de West Blean e Thornden.

E o que acontece na Península Ibérica?

Os incêndios florestais na Espanha devastam uma média de quase 100 mil hectares por ano.

E o problema só está a piorar. Na região sul da Andaluzia, o número de grandes incêndios – mais de 50 mil hectares – quase dobrou nos últimos 40 anos.

Mas uma ajuda inesperada pode estar à mão – o bisonte europeu. Embora o grande herbívoro tenha sido extinto na Península Ibérica há 10000 anos, os seus números estão a recuperar graças ao trabalho do Centro Europeu de Conservação de Bisontes da Espanha.

Fundado em 2008 pelo veterinário Fernando Morán, o centro ajudou a reintroduzir bisontes em vários locais do país. De um rebanho inicial de 24, existem agora 153 bisontes na Espanha. O último projeto está a ser realizado numa reserva de 1000 hectares em Andújar, na Andaluzia. Euronews.green com “AP”

E em Portugal?

Não há notícias de qualquer projeto em desenvolvimento. Baía da Lusofonia


Sem comentários:

Enviar um comentário