Dia 22 de Outubro, na Alaim, integrado na Mostra M.A.R – Mostra de Artistas Residentes do Procultura, estreará o Na-Ná, o segundo de uma série de solos que o artista Djam Neguin pretende desenvolver a partir de pesquisas e instigações aos ritmos da música tradicional cabo-verdiana. Depois da morna em “Mornatomia” (2020), o Funaná é a inspiração para este novo espetáculo que imprime a multidisciplinaridade e intersecionismo estético e versátil do artista.
Dia
25, será a vez da Capital, acolher o espetáculo, no Centro Cultural Português
da Praia.
Percursos do espetáculo
Este
projeto teve o seu parto no Programa DDD Guest - de Residência Artística 2022,
a convite do Festival Internacional Dias da Dança, organizado pelo Departamento
de Artes Performativas da Ágora - Cultura e Desporto E.M. / Câmara Municipal do
Porto, coorganizado pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela Câmara Municipal
de Gaia. Foi um dos vencedores da bolsa
de apoio à mobilidade de artistas do PROCULTURA, ação promovida e financiada
pela União Europeia e co-financiada pelo Camões Instituto de Cooperação e da
Língua e pela Fundação Calouste Gulbenkian. Foi também agraciado com o apoio de
edital às artes do Ministério da Cultura de Cabo-Verde em 2022.
Nessa
residência, além do acesso gratuito a todos os espetáculos, e workshops
com grandes nomes da dança contemporânea a nível mundial como Meg Stuart, Djam
esteve no Campus Paulo Cunha e Silva, esboçando as primeiras ideias que vieram
então a dar origem a esta criação.
No
mês de junho, partilhou um ensaio aberto exclusivo e assistido unicamente pelo
Ministro da Cultura de Portugal (e staff), no Centro Cultural Português, por
indicação e recomendação.
Nota conceptual
“Este
espetáculo surge de um movimento de escavagem das minhas costelas crioulas. Com
“Mornatomia”, em 2020, inaugurei esta vontade de produzir uma série de solos
que procuram colocar os ritmos das músicas tradicionais cabo-verdianas no
epicentro das minhas fabulações artísticas. A vez desta é o Funaná.
A
procura de si é sempre a procura dos outros. Há partes de nós que vamos
descobrir possuir emprestadas de uma longínqua memória documentada. Num piscar,
compreendemos que ainda escapamos a uma sabedoria oral, que nos monta
ontologicamente e cujas intransparências entregam descobríveis dissemelhanças.
Neste
solo, há um exercício de desobediência iconoclasta do Funaná cristalizada no
arquétipo de uma hipermasculinidade santiaguense, quase prescrita a continuum
de performatividade rural. É através da ficcionalidade que podem ser
experimentadas novas mitologias e articular modus antitéticos e desidentitários
de produzir (outras) subjetividades crioulas.
A
desintegração é uma hipótese estética. Basta atentarmo-nos à aceleração
catabólica desta expressão que vem ganhando na sua desatomização temporal e
musical uma impetuosidade furiosamente psicadélica. É nesta interface que as
futuridades ganham nascença.”
Djam Neguin
Ficha Técnica
Criação e Interpretação – Djam Neguin
Design de Artwork – João Lucas
Cenografia e apoio cénico – Kennedy Pontes
Operação de Som – AC
Operação de Luz – Airton Fortes
Figurinos – Djam Neguin e House of Honix
Video Concept – Djam
Edição de todo o material audiovisual – MM Stúdio
Percursos futuros
Em
2023, o artista irá fazer uma tournée mundial. Já com convite oficial para se
apresentar na próxima edição do Festival DDD, no Porto e no Festival Panorama,
no Rio de Janeiro. Outros festivais e digressões estão em negociação para uma
agenda repleta que começará em Abril do próximo ano e pretende ir a todos os
continentes. Soul Art – Cabo Verde
Mais
informações: Soul Art - soulart.managment.cv@gmail.com
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