Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 16 de outubro de 2022

Cabo Verde - Dia Nacional da Cultura e das Comunidades celebrado sob o lema “Cultura para o Futuro”

O Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, anualmente assinalado a 18 de Outubro, vai ser celebrado, este ano, sob o lema “Cultura para o Futuro”, com diversas actividades culturais em todo o país

Conforme nota de imprensa do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, o lema “Cultura para o Futuro”, escolhido para a celebração da efeméride “apresenta a visão de um sector cultural vibrante”.

“Este lema ajuda Cabo Verde a ocupar um lugar no cenário global, pela particularidade da nossa história e pela riqueza da nossa cultura crioula nascida entre os quatro continentes”, referiu.

As actividades do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades promovidas em parceria com o Ministério das Comunidades inclui um festival de literatura, conferência internacional sobre a diáspora, exposições, roteiros gastronómicos, momentos musicais, dança, entre outras actividades.

Festival Literário 2022 homenageia Oswaldo Osório

A abertura do Festival Literário 2022, acontece na Segunda-feira,17, pelas 10:00 horas, na Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV), Várzea, cidade da Praia.

O evento visa promover o diálogo entre as distintas gerações de escritores cabo-verdianos e divulgar o património escrito-literário nacional.

Neste festival, será homenageado o Senador das letras, Oswaldo Osório, pelos seus valiosíssimos préstimos à Literatura Cabo-Verdiana e Lusófona.

“(NÃO) VOU! Para Pasárgada” de Djam Neguin

Ainda para as comemorações do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, o artista multifacetado Djam Neguin vai apresentar na segunda-feira,17, no auditório do Palácio da Cultura Ildo Lobo, na Praia, a performance “multimídia inédita e autoral” intitulada “(NÃO) VOU! Para Pasárgada”

Diversas outras actividades estão agendadas a nível dos concelhos, um pouco por todo o país.

Efeméride vem sendo celebrada desde 2005

Cabo Verde celebra o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades desde 2005, para relembrar o patrono da cultura cabo-verdiana, o poeta, escritor e jornalista Eugénio Tavares, que nasceu a 18 de Outubro de 1867 na ilha da Brava. Desde então, a efeméride vem sendo assinalada com diversas actividades culturais realizadas a nível nacional. In “A Nação” – Cabo Verde


Sem comentários:

Enviar um comentário