Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

França - Paris está a investir para tornar-se uma 'cidade 100% do ciclismo'


Paris quer tornar-se uma das cidades mais amigas do ciclismo na Europa, com planos de transformar-se numa “cidade do ciclismo” até 2026.

A capital francesa está a investir 250 milhões de euros em atualizações significativas da infraestrutura e manutenção de bicicletas nos próximos quatro anos. Milhares de novos suportes para bicicletas e um número maior de ciclovias protegidas serão introduzidos como parte do 'Plano Velo: Ato 2'.

A partir deste ano, Paris já tem mais de 1000 km de ciclovias seguras, incluindo cerca de 52 km de “coronapistes” que foram temporariamente introduzidos durante a pandemia. Agora, planeia torná-las permanentes e adicionar mais 130 km de caminhos seguros para incentivar as pessoas a pedalar na cidade.

As autoridades de Paris esperam tornar mais fácil atravessar a cidade de bicicleta, introduzindo rotas que cruzam a cidade e vão para os subúrbios ao redor. Locais onde os ciclistas são colocados em perigo ao atravessar estradas movimentadas e os principais pontos de entrada no centro da cidade também serão mais seguros.

O objetivo é possibilitar uma pedalada segura de uma ponta a outra de Paris.

A cidade também informou que, em 2020, os roubos de bicicletas aumentaram em sete por cento e cerca de 80 por cento das pessoas que não querem andar de bicicleta dizem que o medo da sua bicicleta ser roubada é o motivo número um.

Para encorajar mais pessoas a adotar a força do pedal, Paris está mais do que a triplicar o estacionamento seguro para bicicletas ao adicionar 100000 novas vagas, incluindo 1000 vagas para bicicletas de carga.


Iniciando uma 'revolução' de ciclismo

A autarca de Paris, Anne Hidalgo, foi eleita para um segundo mandato em junho do ano passado, depois de introduzir uma série de medidas pró-ciclismo e favoráveis ​​aos pedestres na cidade. Paris já gastou 150 milhões de euros num plano inicial de bicicletas que foi elogiado como o início de uma “revolução” para a cidade.

“Este plano de ciclismo é um dos pilares essenciais da transformação ecológica e social que lideramos em Paris”, afirmou David Belliard, vice-presidente encarregado da transformação urbana.

Todos os anos, desde 2015, a cidade realiza um “dia sem carros”, onde a maior parte do tráfego é removido do seu movimentado centro. As vias públicas, incluindo a avenida Champs-Élysées, estão cheias de peões e ciclistas. O evento anual tem como objetivo reduzir o uso de veículos e a poluição em Paris.

Hidalgo, membro do partido socialista francês, é atualmente candidata presidencial e essas políticas verdes são fundamentais para sua campanha. Rosie Frost – Inglaterra in “Euronews”




 

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