Paris
quer tornar-se uma das cidades mais amigas do ciclismo na Europa, com planos de
transformar-se numa “cidade do ciclismo” até 2026.
A
capital francesa está a investir 250 milhões de euros em atualizações
significativas da infraestrutura e manutenção de bicicletas nos próximos quatro
anos. Milhares de novos suportes para bicicletas e um número maior de ciclovias
protegidas serão introduzidos como parte do 'Plano Velo: Ato 2'.
A
partir deste ano, Paris já tem mais de 1000 km de ciclovias seguras, incluindo
cerca de 52 km de “coronapistes” que foram temporariamente introduzidos
durante a pandemia. Agora, planeia torná-las permanentes e adicionar mais 130
km de caminhos seguros para incentivar as pessoas a pedalar na cidade.
As
autoridades de Paris esperam tornar mais fácil atravessar a cidade de
bicicleta, introduzindo rotas que cruzam a cidade e vão para os subúrbios ao redor.
Locais onde os ciclistas são colocados em perigo ao atravessar estradas
movimentadas e os principais pontos de entrada no centro da cidade também serão
mais seguros.
O
objetivo é possibilitar uma pedalada segura de uma ponta a outra de Paris.
A
cidade também informou que, em 2020, os roubos de bicicletas aumentaram em sete
por cento e cerca de 80 por cento das pessoas que não querem andar de bicicleta
dizem que o medo da sua bicicleta ser roubada é o motivo número um.
Iniciando uma 'revolução' de ciclismo
A autarca
de Paris, Anne Hidalgo, foi eleita para um segundo mandato em junho do ano
passado, depois de introduzir uma série de medidas pró-ciclismo e favoráveis aos pedestres na cidade. Paris já gastou 150 milhões de euros num plano
inicial de bicicletas que foi elogiado como o início de uma “revolução” para a
cidade.
“Este
plano de ciclismo é um dos pilares essenciais da transformação ecológica e
social que lideramos em Paris”, afirmou David Belliard, vice-presidente
encarregado da transformação urbana.
Todos
os anos, desde 2015, a cidade realiza um “dia sem carros”, onde a maior parte
do tráfego é removido do seu movimentado centro. As vias públicas, incluindo a
avenida Champs-Élysées, estão cheias de peões e ciclistas. O evento anual tem
como objetivo reduzir o uso de veículos e a poluição em Paris.
Hidalgo,
membro do partido socialista francês, é atualmente candidata presidencial e
essas políticas verdes são fundamentais para sua campanha. Rosie Frost –
Inglaterra in “Euronews”
Sem comentários:
Enviar um comentário