Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Timor-Leste – Karin Indart: “Conhecimento da língua portuguesa no contexto do país é um desafio”

Díli – A docente convidada do programa de pós-graduação e pesquisa da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), Karin Indart, realçou que o conhecimento da língua portuguesa no contexto de Timor-Leste “é um desafio, não é uma dificuldade”.

“Existem algumas barreiras que precisamos de deixar cair para que a aprendizagem e aquisição da língua portuguesa sejam mais fáceis para os nossos alunos”, informou Karin Indart à Tatoli, à margem do último dia da 6.a edição das jornadas pedagógicas no Museu da Resistência, em Díli.

A docente defendeu ainda que o problema do ensino da língua portuguesa no país não está no aluno, e sim na metodologia.

“Eu acho que é incorreto dizer que os alunos timorenses têm dificuldades em aprenderem a língua portuguesa, pois conseguem falar várias línguas de outros lugares do mundo. Talvez a nossa metodologia e abordagem não sejam adequadas ao contexto”, revelou.

Karin Indart mostrou-se preocupada com as metodologias do ensino da língua portuguesa, pois costumam insistir sempre na escrita e na leitura, “sendo que a leitura é a competência linguística mais baixa para na maioria dos alunos timorenses. Então, devemos adaptar o método de ensino ao contexto de Timor-Leste e tentar tornar as nossas aulas, desde o início, muito mais informais, comunicativas e direcionadas para a oralidade”, frisou.

A docente sugeriu que, “depois da oralidade é que nós passamos para a questão da escrita, que é mais difícil para os nossos alunos. Esta é uma forma de mudar a nossa abordagem metodológica para aproveitar aquilo que os alunos já trazem para a sala de aula, aquelas competências que são naturais de povos etnolinguísticos como Timor-Leste”. Afonso do Rosário – Timor-Leste in “Tatoli”

 

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