A
Volkswagen Autoeuropa ativou o comboio para transporte diário de 250 automóveis
para o Porto de Setúbal, o que permite reduzir as emissões de dióxido de
carbono em 400 toneladas por ano.
Segundo
um comunicado da Autoeuropa, o transporte por comboio significa uma redução das
emissões de dióxido de carbono de 80%, comparativamente com o transporte por
camião, e uma redução de 32 viagens diárias de camiões no percurso entre a
fábrica de Palmela e o Porto de Setúbal.
Em
comunicado, o diretor da área de Logística da Volkswagen Autoeuropa, Rui
Baptista, salienta que o transporte ferroviário não só tem um impacto menor no
ambiente do que a rodovia como também é “financeiramente mais competitivo” a
médio prazo.
De
acordo com a Autoeuropa, numa primeira fase, até dezembro deste ano, está
previsto o transporte diário de 250 carros numa composição ferroviária, mas a
empresa prevê aumentar o recurso à ferrovia para dois comboios diários, a
partir de 2020, assegurando o transporte de 500 automóveis por dia para o Porto
de Setúbal.
Segundo
a empresa, o transporte ferroviário de 500 veículos/dia significa que 68% da
produção da fábrica de Palmela será transportada por via ferroviária e a
restante produção por via rodoviária.
A
fábrica de automóveis da Autoeuropa, que tem atualmente 5800 trabalhadores,
produziu no ano passado um total de 223 200 unidades dos modelos T-Roc, Sharan
e SEAT Alhambra, grande parte dos quais são exportados por via marítima,
através do Porto de Setúbal. In “Mundo Português” - Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário