Sob o lema “Criar Valor com Inteligência Artificial (IA)”, acontece nos dias 9 e 10 de maio, na Região Administrativa Especial (RAE) de Macau, a Assembleia-Geral Anual e o XXXI Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas 2024, numa organização da Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP).
No
dia 9 de maio, pelas 15H00, realiza-se a Assembleia-Geral Anual, a qual vai
reunir presidentes, administradores e altos responsáveis das empresas
operadoras de comunicações (correios; telecomunicações e comunicações eletrónicas
e conteúdos de televisão e media) e dos órgãos reguladores do sector, membros
desta associação internacional e oriundos dos nove Países e Território de
Língua Oficial Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau,
Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste).
Depois
um Jantar de Gala, integra a Cerimónia de Entrega do “Prémio AICEP 2024”, nas
categorias de Inovação; de Liderança e de Carreira.
Já
o XXXI Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas 2024 realiza-se a partir das
09H15 do dia 10 de maio, num contexto de muitos e importantes desafios
decorrentes da transformação digital atual e por muitos já considerada como a
4ª Revolução Industrial, na qual o novo e explosivo impulso da Inteligência
Artificial (IA), com impacto em quase praticamente todos os aspetos da vida.
“Os
extraordinários progressos realizados no domínio da IA estão a ter um impacto
cada vez mais profundo na atividade humana, na vida pessoal e social, na
política e na economia. A sua utilização pelas empresas e organizações, em
geral – que permite que máquinas consigam reproduzir competências semelhantes
às humanas, como o raciocínio, a aprendizagem e a criatividade, com o propósito
de resolver problemas e criar soluções para diversos aspetos do quotidiano –
pode ser uma mais-valia e fonte de novas oportunidades de criação de valor. De
facto, a IA aprende por experiência (“machine learning”) e, ao utilizar
algoritmos e analisar dados, traz claros benefícios para as organizações que
procuram inovar e destacar-se no mercado, designadamente permitindo a
automatização de processos, aumentando a eficiência e a redução de custos;
proporcionando melhorias na tomada de decisões (através da análise preditiva);
diminuindo o erro humano, em particular em processos complexos e repetitivos;
permitindo a identificação de oportunidades de mercado e ajudando no processo
de criação de novos produtos e serviços personalizados que vão de encontro às
necessidades dos clientes e, ainda, detetando fraudes e aumentando a segurança”
destaca a organização.
O
evento pretende debater o desenvolvimento acelerado de novas ferramentas e
aplicações de IA, que tende a constituir-se como o maior motor de inovação e de
criação de valor que organizações vão ter ao seu dispor, em diferentes áreas.
O
tema deste fórum internacional que Macau acolhe vai permitir debater os
desafios e as oportunidades para os setores de correios e logística; de
telecomunicações e de conteúdos e audiovisual, bem como as tendências; os casos
de uso; as implicações legais e regulatórias e as competências necessárias para
a transformação digital baseada em IA.
Constituído
por 3 grandes painéis temáticos – “Inovar e Desenvolver o Negócio com a IA”; “A
Regulação no Desenvolvimento da IA” e “Os Impactos da IA no Mercado de
Trabalho” – como a IA está a revolucionar os negócios dos referidos setores de
atividade; quais são as principais questões regulatórias e éticas que envolvem
a aplicação da IA nesses setores (v.g. privacidade, segurança, responsabilidade
e transparência); como a IA está a impactar o mercado de trabalho e quais são
as novas competências exigidas para os profissionais desses setores
(competências técnicas, comportamentais e de gestão).
AICEP:
Constituída
em 1990, é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos e de carácter
científico e técnico, que tem o objetivo de promover o estreitamento das
relações entre os membros, para a harmonização, desenvolvimento e modernização
das comunicações, incluindo o apoio direto e efetivo a programas e projetos nos
Países e Território de Língua Portuguesa (CPLP), através de ações de formação e
de cooperação para o desenvolvimento.
A
AICEP é um espaço de convergência dos parceiros do sector, cuja estratégia se
alicerça em sete pilares complementares e interativos, designadamente,
Operação, Regulação, Correios, Telecomunicações, Conteúdos (Televisão),
Institucional e Responsabilidade Social e tem a missão de promover e apoiar o
desenvolvimento sustentável das comunicações na Lusofonia, através da partilha
de informação e reflexão; ações de formação; projetos de desenvolvimento;
promoção e participação em projetos de interesse comum; divulgação de
iniciativas e de melhores práticas.
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