O Governo de Timor-Leste e o Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) apresentaram um plano para modernizar os transportes públicos e responder ao desenvolvimento económico, urbano e à qualidade de vida dos timorenses.
O
Plano Director dos Transportes Públicos de Timor-Leste “garantirá que as
pessoas tenham acesso a um sistema de transportes públicos eficiente, seguro,
inclusivo, resiliente às alterações climáticas e sustentável”, afirmou a
directora nacional do BAD, Stefania Dina, na cerimónia de apresentação do
plano, que decorreu numa unidade hoteleira em Díli. Stefania Dina disse também
que o plano vai contribuir para “alcançar o desenvolvimento de baixo carbono e
o crescimento energético eficiente no sector dos transportes”.
O
plano define a forma como o setor deve ser transformado, apresentando propostas
para todo o país, nomeadamente através da revisão de rotas existentes e criação
de novas e a melhoria das instalações de paragens e terminais.
O
plano, para desenvolver em três fases até 2035, propõe também a introdução de
autocarros com capacidade de transporte de mais passageiros e modernização na
aquisição dos títulos de transporte. “A necessidade de transportes públicos em
Timor-Leste é uma questão premente, nomeadamente a necessidade de desenvolver e
expandir transportes públicos de qualidade com terrenos e recursos de
desenvolvimento limitados”, afirmou o ministro dos Transportes e
Telecomunicações. Para Miguel Mantetelu, é também necessário “desenvolver
sistemas e serviços de transporte público que sejam resilientes ao risco das
alterações climáticas”.
A
implementação do plano prevê um investimento total de 35,1 milhões de dólares
(cerca de 32,4 milhões de euros), sendo que 17,2 milhões de dólares (cerca de
15,8 milhões de euros) devem ser investidos na primeira fase do plano, que vai
até 2025, 14,5 milhões de dólares (cerca de 13,3 milhões de euros) na segunda
fase do plano, que deverá decorrer entre 2026 e 2030, e 3,5 milhões de dólares
(cerca de 3,2 milhões de euros) até à terceira e última fase do plano, entre
2031 e 2035.
Segundo
o plano, a fase com maior investimento, a primeira, inclui a construção de três
terminais rodoviários em Díli e outro em Baucau, bem como nós de ligação em
Díli e em locais regionais e melhorias em 50 paragens de autocarro na capital
timorense. In “Ponto Final” – Macau
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