Um
grupo de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade
de Coimbra (FCTUC) está a avaliar o impacto ambiental do ciclo de vida de
diferentes tecnologias de motores elétricos.
Até ao momento, os resultados obtidos mostram que os motores síncronos de relutância (SynRM) com eficiência IE5 (maior nível de eficiência normatizado) apresentam uma maior eficiência operacional, mas têm maiores impactos ambientais na fabricação.
«Esta
questão deve-se fundamentalmente a duas possibilidades: a primeira, é a
utilização de mais materiais para a redução de perdas, e a segunda, é pela
utilização dos materiais específicos, como os ímanes permanentes de
Neodímeo-Ferro-Boro. Para a extração e processamento de neodímio os impactos
são elevados, tanto na terra como na água», revela Danilo de Souza, aluno de
doutoramento do Institute of Energy and Environment (IEE) da Universidade de
São Paulo (USP), Brasil, de Erasmus no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR)
da FCTUC.
De
acordo com o estudante internacional, «os motores síncronos de ímanes
permanentes (PMSMs) apesar de serem os mais eficientes, têm um impacto
ambiental mais significativo, especialmente no fabrico e eliminação, devido à
extração de metais de terras raras e aos desafios da reciclagem».
Um
dos principais objetivos do projeto passou por avaliar os impactos ambientais
do ciclo de vida de diferentes tecnologias de motores elétricos, comparando
motores de gaiola de esquilo de indução (SCIM), que representam aproximadamente
95% dos motores utilizados na indústria, com eficiência IE3 (nível mínimo de
eficiência permitido), motores SynRM e PMSM, com eficiência IE5.
Desta
forma, explica o investigador, «tentámos compreender os impactos ambientais
destas tecnologias, desde a extração de matérias-primas, passando pela
produção, pela etapa mais impactante, que é eficiência energética do uso, até à
fase de fim de vida, sendo considerado o descarte ou os cenários de reciclagem.
Tipicamente, analisa-se apenas a etapa de uso, acabando por se negligenciar as
demais. Portanto, esta investigação acaba por contribuir para que esta questão
seja ultrapassada», acredita.
Além
disso, este projeto destaca ainda a necessidade de considerar os impactos
ambientais na seleção de tecnologias para sistemas de acionamento de carga,
reforçando a eficiência e a sustentabilidade ambiental como critérios
relevantes em todas as etapas da vida dos motores elétricos.
«Isto
é crucial para promover a adoção de produtos energeticamente eficientes e
sustentáveis no mercado europeu, alinhando-se com as metas de eficiência
energética e a redução de emissões de gases de efeito estufa», conclui.
Esta
investigação contou com a participação ativa da FCTUC, tendo sido orientada por
Aníbal Traça de Almeida (ISR), e apoiada pelos investigadores João Fong (ISR) e
Carlos Hernandez, do Centro para a Ecologia Industrial (CIE-FCTUC). Universidade
de Coimbra - Portugal
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