Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 4 de maio de 2024

Guiné-Bissau - Grupo Santy Olding vai financiar estudo de viabilidade para construção de novo porto de águas profundas em Pikil

Bissau – O Governo, através do Ministério dos Transportes, Telecomunicações e Economia Digital e o Grupo Santy Olding assinaram, esta sexta feira, um acordo de financiamento de estudos sobre a viabilidade   de construção de novo porto de águas profundas, em Pikil, na região de Biombo.


A convenção foi assinada pelo Ministro dos Transportes, Telecomunicações e Economia Digital, José Carlos Esteves e pelo Administrador do Grupo Santy Olding na Guiné Bissau, Santiago Hanna Mendoza, na presença do ministro das Pescas, Mário Mussante da Silva.

O conselheiro do Ministro dos Transportes, Telecomunicações e Economia Digital, para áreas Marítimo e Portuário, Pedro Tipote disse que o Executivo tomou esta medida, porque o porto de Bissau já não tem condições para satisfazer as embarcações que vêm para o país, quer em termos logísticos quer em termos de operações portuárias.

“O Porto de Bissau - o cais comercial, foi projetado para receber  cinco mil contentores anuais, mas com a tendência da exportação, sobretudo do nosso  produto interno, a castanha de caju,  subiu para 40 mil contentores”, revelou.

Acrescentou que, querendo resolver esta situação, o Governo decidiu avançar com a construção de um porto de águas profundas que vai oferecer outra característica, por isso se procedeu a  assinatura do acordo para realização do estudo de viabilidade com o Grupo Santy Olding.

O estudo, diz Tipote, vai contemplar a viabilidade técnica e financeira, o pacto ambiental e social, um anteprojecto detalhado de implementação das infraestruturas, incluindo a construção de uma doca, bem como um  estudo preliminar para requalificação e reconversão do Porto de Bissau, para melhor utilização das infraestruturas portuárias.

Pedro Tipote acrescentou que em termos geográficos é preciso ter um plano diretor para a implementação do próprio projecto que abrangerá  Quinhamel até Pikil.

O ministro dos Transportes, Telecomunicações e Economia Digital José Carlos Esteves disse ser um ato importante e estratégico para o setor marítimo portuário.

Destacou que o Governo, com o financiamento do Banco Mundial elaborou recentemente um plano nacional, que já está na fase final, de transporte e logística, que define as estratégias para o desenvolvimento no domínio portuário, aéreo, terrestre e as infraestruturas que alavancam as  actividades de transporte.

“Hoje estamos perante o constrangimento de infraestruturas portuárias que permitam a dinamização do abastecimento das zonas de concentração urbana”, reconheceu José Carlos Esteves.

Disse que o Porto de Bissau, pela sua posição estratégica, não favorece grande atração de actividade marítima, por estar num canal de navegação ameaçado de assoreamento, restrição de sinalização, que põe em causa a segurança de navegação marítima, e que reflete no frete e no custo de seguro das embarcações.

José Carlos Esteves esclareceu que apesar de Biombo  ser beneficiário do porto comercial para abastecer a cidade de Bissau, o Governo mantém o seu interesse relativamente ao porto de águas profundas de Buba, cujo o estudo está em curso e que após sua conclusão  será lançado o  processo de mobilização de parceiros para a sua construção, tendo em conta o potencial mineiro da  zona sul do país..

O governante assegurou que aposta na construção do novo porto na região de Biombo, demonstra que a economia depende da importação e exportação e diz que a crise internacional reflete diretamente no preço dos produtos de primeira necessidade.

Relacionou a construção do Porto de Pikil com a necessidade de redução dos custos de Seguros das embarcações e da operação portuária, e diz que a medida terá um impacto positivo na vida económica e social e na redução dos custos dos produtos de primeira necessidade.

O Plano Diretor de Biombo, segundo José Carlos Esteves, prevê a preservação dos terrenos de Quinhamel até Pikil para atividades Industriais, por forma a evitar ocupações ilegais que geram conflitos.

Acrescenta que, por isso, todas as ocupações que se vão fazendo nesta zona têm que obedecer a orientações do Estado, dando prioridade as infraestruturas de domínio público de apoio aeroportuário.

Anunciou na ocasião o lançamento de um concurso, num futuro próximo, para requalificação do Porto de Pindjiguiti.

O administrador do Grupo Santy Olding, Santiago Hanna Mendoza disse que a grupo está ciente das dificuldades de infraestruturas portuárias na Guiné-Bissau, que atrasam o desenvolvimento económico do país.

Declarou que, por isso, o grupo está disponível para  realizar  o estudo para desenvolver a economia, visto que, diz, “os  portos são braços de qualquer nação que  exporta a sua capacidade económica, mas também cultural para o resto do mundo”.

Santiago Hanna Mendoza disse que dentro de duas semanas os técnicos vão chegar  para a realização, num período de seis meses, dos estudos de viabilidade visando a  construção do novo porto de águas profunda no país. In “Agência de Notícias da Guiné” – Guiné-Bissau


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