A cidade tornou o transporte público gratuito em dezembro e já divulgou os primeiros números que mostram o andamento do esquema
A
experiência de Montpellier com o transporte público gratuito foi um sucesso nos
primeiros meses, mostram os novos números.
As
viagens em transportes públicos aumentaram mais de 20% desde que a cidade
francesa tornou os autocarros e eléctricos gratuitos para todos os residentes,
há cinco meses.
As
autoridades dizem que o número de pessoas que utilizam o transporte público
aumentou 23,7 por cento nos primeiros três meses de 2024 em comparação com o
mesmo período de 2019.
As
autoridades também afirmam que se registou um aumento particular no número
“durante as horas tradicionalmente fora de ponta”, o que acredita ser uma
demonstração de que as pessoas estão a diversificar a utilização dos
transportes públicos para lazer e socialização. Os serviços em determinadas
linhas e em determinados horários poderiam ser melhorados para satisfazer as
necessidades destes viajantes.
Montpellier
diz que não poderá fornecer números definitivos até dezembro deste ano, quando
o esquema já estiver em vigor há um ano. Isto porque, anteriormente, os seus
métodos para estimar o número de utilizações dos transportes públicos
baseavam-se na validação obrigatória de passes e depois corrigidos por uma
percentagem estimada de fraude.
Em
novembro, foram instalados contadores em eléctricos e autocarros para realizar
um estudo mais preciso de quantas pessoas os utilizam.
Quando Montpellier introduziu o transporte público
gratuito?
Em
21 de dezembro de 2023, o transporte público tornou-se gratuito para todos os
residentes dos 31 municípios da região de Montpellier. É a maior metrópole
francesa a ter um esquema como este.
Os
residentes locais recebem um passe de transporte gratuito para utilizar em toda
a rede de autocarros e eléctricos da cidade através do esquema que visa reduzir
as emissões, reduzir a poluição e melhorar a acessibilidade.
Montpellier
tem experimentado o transporte gratuito nos fins de semana desde 2020. Em 2021,
estendeu-o aos dias de semana para menores de 18 e maiores de 65 anos. Estas
fases iniciais também viram aumentar a utilização dos transportes públicos,
tendo duplicado o número de pessoas com menos de 18 anos que utilizam estes
serviços.
A
expansão do regime para cobrir o transporte público gratuito para todos os
residentes faz parte de um impulso para uma mobilidade com zero carbono, que
também inclui o investimento em ciclovias e zonas de baixas emissões
Ciclismo e compartilhamento de carro também estão em alta
em Montpellier
O
investimento em ciclovias também parece ter valido a pena, com o número médio
diário de ciclistas a aumentar 16,2% em toda a área metropolitana e 17,2% na
cidade de Montpellier, segundo as autoridades. A Metrópole de Montpellier está
a investir 150 milhões de euros na mobilidade ativa, incluindo a eventual
construção de 235 km de ciclovias e esquemas para ajudar as pessoas a comprar
bicicletas elétricas.
A boleia
solidária foi outra alternativa apoiada pela cidade. A rede de viagens
comunitária Blablacar também relatou um aumento no número de pessoas que
partilham viagens em Montpellier. A cidade tem alguns dos números mais altos da
França em viagens de boleia fora de Paris, com 31652 viagens feitas em
fevereiro deste ano.
Em
quase três anos, 36000 utilizadores registaram-se no Blablacar na cidade, em
comparação com apenas 5000 no início de 2022. Foram feitas 710000 viagens no
total – ou seja, cerca de 17 milhões de quilómetros partilhados.
Como é que Montpellier financia o transporte público
gratuito?
Então,
como é que a cidade está a financiar o seu serviço gratuito e melhorias nos
transportes públicos? Através de impostos, como pagamentos de mobilidade de
empresas com mais de 11 funcionários, esforços para poupar dinheiro, como
livrar-se de máquinas de bilhetes desnecessárias e receitas de vendas de
bilhetes adquiridos por pessoas que não vivem em Montpellier, afirma.
Desde
que o regime de transporte gratuito foi introduzido, cerca de 500 mil euros em
receitas foram geradas pela venda desses bilhetes.
Os
transportes públicos são gratuitos no Luxemburgo para residentes e visitantes
desde 2020 e as pessoas dizem que isso também os incentivou a deixar os carros
em casa. Os passageiros só precisam comprar passagem se decidirem viajar em
primeira classe.
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