Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 16 de maio de 2024

França - Transporte público gratuito em Montpellier resultou em 20% mais viagens

A cidade tornou o transporte público gratuito em dezembro e já divulgou os primeiros números que mostram o andamento do esquema


A experiência de Montpellier com o transporte público gratuito foi um sucesso nos primeiros meses, mostram os novos números.

As viagens em transportes públicos aumentaram mais de 20% desde que a cidade francesa tornou os autocarros e eléctricos gratuitos para todos os residentes, há cinco meses.

As autoridades dizem que o número de pessoas que utilizam o transporte público aumentou 23,7 por cento nos primeiros três meses de 2024 em comparação com o mesmo período de 2019.

As autoridades também afirmam que se registou um aumento particular no número “durante as horas tradicionalmente fora de ponta”, o que acredita ser uma demonstração de que as pessoas estão a diversificar a utilização dos transportes públicos para lazer e socialização. Os serviços em determinadas linhas e em determinados horários poderiam ser melhorados para satisfazer as necessidades destes viajantes.

Montpellier diz que não poderá fornecer números definitivos até dezembro deste ano, quando o esquema já estiver em vigor há um ano. Isto porque, anteriormente, os seus métodos para estimar o número de utilizações dos transportes públicos baseavam-se na validação obrigatória de passes e depois corrigidos por uma percentagem estimada de fraude.

Em novembro, foram instalados contadores em eléctricos e autocarros para realizar um estudo mais preciso de quantas pessoas os utilizam.

Quando Montpellier introduziu o transporte público gratuito?

Em 21 de dezembro de 2023, o transporte público tornou-se gratuito para todos os residentes dos 31 municípios da região de Montpellier. É a maior metrópole francesa a ter um esquema como este.

Os residentes locais recebem um passe de transporte gratuito para utilizar em toda a rede de autocarros e eléctricos da cidade através do esquema que visa reduzir as emissões, reduzir a poluição e melhorar a acessibilidade.

Montpellier tem experimentado o transporte gratuito nos fins de semana desde 2020. Em 2021, estendeu-o aos dias de semana para menores de 18 e maiores de 65 anos. Estas fases iniciais também viram aumentar a utilização dos transportes públicos, tendo duplicado o número de pessoas com menos de 18 anos que utilizam estes serviços.

A expansão do regime para cobrir o transporte público gratuito para todos os residentes faz parte de um impulso para uma mobilidade com zero carbono, que também inclui o investimento em ciclovias e zonas de baixas emissões

Ciclismo e compartilhamento de carro também estão em alta em Montpellier

O investimento em ciclovias também parece ter valido a pena, com o número médio diário de ciclistas a aumentar 16,2% em toda a área metropolitana e 17,2% na cidade de Montpellier, segundo as autoridades. A Metrópole de Montpellier está a investir 150 milhões de euros na mobilidade ativa, incluindo a eventual construção de 235 km de ciclovias e esquemas para ajudar as pessoas a comprar bicicletas elétricas.

A boleia solidária foi outra alternativa apoiada pela cidade. A rede de viagens comunitária Blablacar também relatou um aumento no número de pessoas que partilham viagens em Montpellier. A cidade tem alguns dos números mais altos da França em viagens de boleia fora de Paris, com 31652 viagens feitas em fevereiro deste ano.

Em quase três anos, 36000 utilizadores registaram-se no Blablacar na cidade, em comparação com apenas 5000 no início de 2022. Foram feitas 710000 viagens no total – ou seja, cerca de 17 milhões de quilómetros partilhados.

Como é que Montpellier financia o transporte público gratuito?

Então, como é que a cidade está a financiar o seu serviço gratuito e melhorias nos transportes públicos? Através de impostos, como pagamentos de mobilidade de empresas com mais de 11 funcionários, esforços para poupar dinheiro, como livrar-se de máquinas de bilhetes desnecessárias e receitas de vendas de bilhetes adquiridos por pessoas que não vivem em Montpellier, afirma.

Desde que o regime de transporte gratuito foi introduzido, cerca de 500 mil euros em receitas foram geradas pela venda desses bilhetes.

Os transportes públicos são gratuitos no Luxemburgo para residentes e visitantes desde 2020 e as pessoas dizem que isso também os incentivou a deixar os carros em casa. Os passageiros só precisam comprar passagem se decidirem viajar em primeira classe.

O custo considerável de 500 milhões de euros para manter o seu sistema de transportes públicos não sofreu com o défice estimado de 41 milhões de euros na sequência da introdução de bilhetes gratuitos. As autoridades dizem que só porque é gratuito não significa que ninguém pague e que a rede é financiada principalmente pelos contribuintes mais elevados. Euronews.green

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