DÍLI
– O Ministério do Turismo, Comércio e Indústria (MTCI) em parceria com a Agência
Norte–Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) Tourism For
All Project e empresas do setor do turismo lançaram hoje, no âmbito da
comemoração do Dia Mundial do Turismo, a 27 de setembro, uma exposição sobre a
promoção do turismo doméstico.
A
exposição alusiva ao turismo doméstico tem lugar entre os dia 22 e 26 de
setembro, no centro comercial Timor Plaza. O evento conta com a
participação de vários parceiros, entre os quais se destacam o Centro de
Informação Turística e Associação de Turismo, que irão incentivar os visitantes
a deslocarem-se aos municípios para conhecerem as principais atrações
turísticas de Timor-Leste.
Após
a realização da exposição, terá igualmente lugar uma feira sob o lema “Ha’u-nia
Timor-Leste”, a 27 de setembro, data que assinala o Dia Mundial do Turismo, no
centro comercial Timor Plaza.
O
ministro do MTCI, José Lucas do Carmo, aproveitou a ocasião para agradecer o empenho
e contributo dos parceiros de desenvolvimento na realização desta exposição que
dá a conhecer as principais atrações turísticas a nível doméstico de Timor-Leste.
“Ha’u-nia
Timor-Leste significa que o turismo é meu. Anteriormente, o conceito era outro.
O turismo é nosso. A título de exemplo, quando era criança, penso que o turismo
era apenas associado aos turistas estrangeiros, o que não correspondia à verdade”,
lembrou o ministro do MTCI, no seu discurso, no âmbito do lançamento da exposição.
“O
Governo pretende apenas contribuir para impulsionar o setor do turismo, pelo
que estará sempre ao lado dos parceiros para ajudar a promover este setor”,
afirmou.
A
Embaixadora dos Estados Unidos da América, Kathleen Fitzpatrick, fez, por sua vez,
um apelo a todos para que visitem Timor-Leste e publiquem fotografias nas redes
sociais com a hastag “Ha’u-nia Timor-Leste”.
A
diplomata afirmou ainda que o projeto do turismo da USAID em parceria
com o MTCI e empresas nacionais visa apoiar Timor-Leste a expandir a indústria
do turismo. “Neste momento, promovemos o turismo doméstico por meio desta
exposição para dar a conhecer os encantos e as belezas não só dos locais turísticos
mas também da cultura e gastronomia do país”, disse. Zezito Silva – Timor-Leste
in “Tatoli”
Sem comentários:
Enviar um comentário