Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Macau – Universidade de Macau descobre nova combinação de fármacos para tratar cancros

Um grupo de cientistas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Macau identificou uma nova combinação de medicamentos, que possibilita melhores terapias para tratar cancros


Uma equipa de investigação liderada por Chuxia Deng, docente da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Macau (UM), identificou uma nova estratégia, que aumenta a eficácia de tratamentos contra tumores sólidos. A abordagem recorre a uma combinação dos medicamentos “tetratiomolibdato de amónio”, “plerixafor” e “bortezomib”, de acordo com um comunicado.

Os resultados do estudo demonstram que esta combinação de fármacos pode ajudar a melhorar tratamentos de cancros da mama. Os inibidores de proteassoma, como o “bortezomib”, são amplamente utilizados em terapias, por serem eficaz para tratar tumores líquidos, como cancros do sangue. Contudo, os inibidores de proteassoma não são tão eficazes contra tumores sólidos.

O grupo de investigadores descobriu que o “tetratiomolibdato de amónio” e o “plerixafor” podem sensibilizar as células do cancro da mama ao “bortezomib”, revertendo eficazmente a resistência dos tumores. O comunicado refere que este estudo tem um “potencial clínico significativo” e fornece uma nova estratégia de combinação de fármacos para a terapia baseada em inibidores do proteassoma contra tumores sólidos.

A investigação atraiu bastante atenção na área da biomedicina e foi publicada na revista internacional “Cell Reports Medicine”. A equipa de investigadores incluiu os doutorandos Tang Dongyang, Lin Shiqi, Chu Xiangpeng, Li Ling, He Lin e Qiao Yunfeng, os pós-doutorandos, Josh Lei Haipeng e Zhou Jingbo, e os professores Shao Fangyuan, Sun Heng e Xu Xiaoling. In “Jornal Tribuna de Macau” - Macau


Sem comentários:

Enviar um comentário