Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Moçambique - Aurélio Furdela prepara lançamento da terceira edição de “Saga d’Ouro” em Maputo

O escritor moçambicano Aurélio Furdela prepara-se para lançar, brevemente, na cidade de Maputo, a terceira edição do seu aclamado romance intitulado “Saga d’Ouro“. Considerada pela crítica internacional como uma obra de referência, a publicação consolida Furdela como um dos mais proeminentes prosadores nacionais, com um percurso literário que abrange conto, crónica, letras musicais, teatro, romance histórico e policial, além de guiões para rádio e televisão


Saga d’Ouro transporta o leitor para o Império de Mwenemutapa, retratando o choque cultural entre África, Ásia e Europa, marcado pela expedição militar de Francisco Barreto, enviada por Portugal em 1571. A narrativa mergulha nos conflitos e dramas resultantes desse encontro, compondo uma saga de destruição, morte e desequilíbrio nas relações humanas.

Depois de duas edições europeias, pela Imprensa Nacional Casa da Moeda, em Portugal (2018), e pela Editorial ECU, em Espanha (2022), a obra chega finalmente ao mercado moçambicano, editada pela Alcance Editores, com uma tiragem inicial de mil exemplares. Este lançamento responde à expectativa de leitores que aguardavam há anos pela publicação nacional de um livro vencedor de importantes distinções, como o Prémio Literário 10 de Novembro (2017) e o Prémio Literário Imprensa Nacional Casa da Moeda/Eugénio Lisboa.

Além de Saga d’Ouro, Aurélio Furdela é autor do romance policial Zero Sobre Zero – O Espião que veio de Kigali e de obras como De medo Morreu o Susto (2003), O Golo que Meteu o Árbitro (2006) e As Hienas Também Sorriem (2012). O autor também se destacou no teatro radiofónico, assinando peças originais para o programa “Cena Aberta” da Rádio Moçambique, e na música, sendo o responsável pela canção oficial da X Edição do Festival Nacional da Cultura (2018).

O lançamento da edição moçambicana de Saga d’Ouro promete ser um dos marcos literários do ano, celebrando não só a trajetória do autor, mas também a valorização da literatura nacional. In “Moz Entretenimento” - Moçambique


Sem comentários:

Enviar um comentário