Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 6 de maio de 2022

Brasileiro Alexandre Siloto Assine vence 7.ª edição do Prémio de Revelação Literária UCCLA - CM LISBOA

No âmbito da abertura do 5L-Festival Internacional de Literatura e Língua Portuguesa, no dia 4 de maio, a UCCLA anunciou que o livro de poesia “Caligrafia”, de Alexandre Siloto Assine, é o vencedor da 7.ª edição do Prémio de Revelação Literária UCCLA - CM LISBOA - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa. O anúncio foi feito pelo vereador da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Diogo Moura, e pelo Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho.

Reveja aqui o anúncio do vencedor da 7.ª edição, que contou com a participação online de Alexandre Siloto Assine.

De salientar que o vencedor receberá um valor pecuniário, no valor de 3 mil euros, atribuído pela Câmara Municipal de Lisboa.

A 7.ª edição do Prémio de Revelação Literária UCCLA-CMLISBOA - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa - lançada em 28 de agosto de 2021 e encerrada em fevereiro de 2022 - reuniu 281 candidaturas, de 15 países, incluindo os países lusófonos, assim como obras vindas da Ásia (Japão), África (PLP), América (Canadá, EUA) e Europa (Suécia, Suíça, Eslovénia).

Obra vencedora atribuída a Alexandre Siloto Assine, brasileiro, de 34 anos, residente em Campinas, São Paulo, Brasil. Cresceu em Curitiba e no interior do estado de São Paulo. Formado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua, desde 2014, como Analista Legislativo - Revisor na Câmara Municipal de Campinas. Em 2021, foi finalista do concurso de contos da União Brasileira de Escritores (UBE), com o conto “Uma Lição”.

Nesta edição, o júri decidiu atribuir duas menções honrosas:

- “Três Dias em Fevereiro” romance de Ricardo Manuel Ferreira de Almeida, português, de 49 anos, residente em Vila Real, Portugal;

- “A Invasão” prosa de Luís Henrique Aguiar, brasileiro, de 55 anos, residente no Rio de Janeiro, Brasil.

O júri decidiu, também, recomendar a publicação da obra “O DIÁRIO” prosa de Amílcar Campos Bernardi, brasileiro, de 55 anos, residente em Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Informação do júri

Vencedores do Prémio Literário UCCLA:

- 2021: “O Sonho de Amadeu”, de Leonardo Costa Oliveira, Brasileiro, ed. Guerra e Paz;

- 2020: “O Heterónimo de Pedra”, de Henrique Reinaldo Castanheira, Português, ed. Guerra e Paz;

- 2019: “Praças”, de António Pedro Serrano de Sousa Correia, Português e natural de Angola, ed. A Bela e o Monstro;

- 2018: “Equilíbrio Distante”, de Óscar Maldonado, de nacionalidade Paraguaia, a residir em São Paulo, no Brasil, ed. A Bela e o Monstro;

- 2017: “Diário de Cão” de Thiago Rodrigues Braga, de nacionalidade Brasileira, natural de Corumbá, Goiás, Brasil, ed. A Bela e o Monstro;

- 2016: “Era uma vez um Homem” de João Nuno Azambuja, de nacionalidade Portuguesa, ed. A Bela e o Monstro.



Sem comentários:

Enviar um comentário